Humanos

Paulistano concorre ao 'melhor emprego do mundo' na Austrália

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Desbravar o deserto da Austrália durante seis meses, conhecendo a cultura dos aborígenes e entrando em contato com a vida selvagem. Tudo isso a trabalho, ganhando U$ 100 mil dólares australianos no total.

É para esse emprego dos sonhos que concorre o publicitário paulistano Rodrigo Ramos, 26. Ele está nas finais do concurso "Best Jobs in the World" (melhores empregos do mundo), promovido pelo Tourism Australia, órgão oficial de turismo do país. Ramos concorre ao emprego de "outback adventurer", ou aventureiro do Outback, uma região vasta e árida no centro do país.

O fotógrafo Roberto Seba, 31, morador de São Paulo há seis anos, também está concorrendo, mas em outra categoria. Ele quer ser escolhido como o "lifestyle photographer", ou fotógrafo de estilo de vida. Se vencer, ele vai ficar seis meses em Melbourne, a cidade mais populosa da Austrália, registrando a vida na cidade e no campo ao redor.


Os dois são os únicos brasileiros nas etapas finais do concurso, que teve 350 mil inscritos no mundo todo. As inscrições para a competição global foram encerradas em 10 de abril. Os aplicantes enviaram um vídeo de 30 segundos explicando por que mereciam um dos empregos.

Além das duas categorias às quais concorrem os brasileiros, o concurso vai escolher um chefe de entretenimento em New South Wales, um cuidador de animais selvagens em South Austrália, guarda florestal em Queensland e um chef de degustações em Western Austrália. Nas fases finais restam 25 candidatos em cada uma das seis categorias --150 pessoas ao todo--, de 35 países.

FORTES CANDIDATOS

Roberto Seba já tem uma profissão de causar inveja: tira fotos para revistas de turismo, trabalho para o qual viaja muito pelo Brasil e pelo mundo. "Acho que [para a seleção para as finais] contou muito o fato de eu trabalhar na área, ter experiência", diz ele.

Ele já viajou a trabalho para Egito, Jordânia, Croácia, Barbados, entre outros. Mas ele ainda não conhece a Austrália e diz querer a oportunidade de ficar mais tempo em um só lugar. "Sempre fico só alguns dias, fazendo roteiros específicos. É diferente morar no lugar por seis meses, você vê a cidade de outras perspectivas." Ele faz de tudo para divulgar seu "case" como candidato --até criou uma página no Facebook.

O publicitário Rodrigo Ramos também divulga sua candidatura nas redes sociais. Ele até largou o emprego para se dedicar com mais afinco à etapa atual da seleção. Agora faz apenas trabalhos como freelancer para publicidade.

Ele escolheu a categoria de aventureiro por ser fã de esportes radicais e aventura. "Adoro fazer mochilão, já fui para Argentina, Chile, Peru e fiz escaladas na Bolívia."

INCENTIVO AO TURISMO

A competição "Best Jobs in the World" faz parte de uma campanha de marketing global do órgão oficial de turismo da Austrália. O objetivo é promover o programa Working Holiday Maker, de trabalho e turismo no país.

A campanha foi extremamente popular no Brasil, segundo a gerente geral do Tourism Australia para as Américas. O país ficou em sétimo lugar no total de inscrições recebidas. O número de brasileiros que visitam o país da Oceania foi de 31.370 pessoas em 2012, um aumento de 6,3% em relação ao ano anterior.


Confira os vídeos enviados pelos brasileiros para concorrer ao concurso:

Vídeo de Roberto Seba:


Vídeo feito por Rodrigo Ramos:


Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias