Humanos

Homens estressados preferem mulheres cheinhas, diz estudo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nas passarelas, nada como Gisele Bündchen. Mas e em casa? Todo homem gostaria de ter uma mulher com corpo de modelo? Segundo um estudo publicado pela publicação "Plos One", não é bem assim.

Clube secreto de nadadores pelados tenta bater recorde; veja vídeo
Sem querer, celular chama polícia enquanto jovem comprava drogas
Prédio de usina nuclear vira parque de diversões na Alemanha

A atração masculina pode sofrer variações conforme o estado emocional do homem. Em casos de estresse, mulheres mais cheinhas são preferíveis, de acordo com a pesquisa.

"Isso sugere que nossas preferências não são inatas, mas sim variáveis", disse o coautor do estudo, Martin Tovée, da Universidade Newcastle, no Reino Unido à revista "Time".

Crédito: Dado Ruvic/Reuters Segundo pesquisa, o parceiro ideal depende de quão estressada está a pessoa que procura
Segundo pesquisa, o parceiro ideal depende de quão estressada está a pessoa que procura

As descobertas seguem a mesma linha de teorias da evolução: quando a procura é escassa ou imprevisível, mulheres magras soam como doentes, frágeis e inaptas para a reprodução.

Tovée e seu colega, Viren Swami, da Universidade Westminster, de Londres, já haviam descoberto que homens que estão ávidos à procura de parceiras gostam das mais carnudas.

"A nossa pesquisa feita em partes da Malásia e África mostra que em ambientes mais pobres, com recursos mais escassos, as pessoas procuram corpos mais pesados como potenciais parceiros", disse Tovée.

"Se você mora em um lugar com escassez de alimentos, ser mais pesado passa a significar que há estoque de gordura e que a pessoa tem uma condição melhor para poder comprar comida. Ambos os aspectos são atrativos."

Prospectando em lugares mais ricos, como Inglaterra e Estados Unidos, o cenário pode mudar, segundo o pesquisador, que recrutou 81 homens heterossexuais para a pesquisa. Metade deles foi submetida a situações de estresse.

Eles participaram sem preparação de quatro entrevistas de emprego, em que foram requisitados para "vender seu peixe" durante cinco minutos. Depois tiveram que fazer contas de matemática com o tempo cronometrado.

Todos os homens, então, foram apresentados a imagens de dez mulheres com corpos que variavam de extremamente magra a obesa. Eles deveriam fazer um ranking das mais atraentes.

O maior corpo considerado atraente pelos homens submetidos a estresse pontuou 7,7, que comparado ao índice de massa corporal, aponta para uma pessoa com sobrepeso.

Já entre homens saudáveis, a mulher mais carnuda considerada atraente fez 6, 25 pontos, considerado normal no índice.

O tipo ideal para os participantes estressados tinha 4,44 pontos, e para os saudáveis, 3,9.

Essas informações podem ajudar no tratamento de pessoas que sofrem de ansiedade e disfunções alimentares, dizem especialistas.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias