Humanos

Países ricos poluem tanto quanto desmatamento na Amazônia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Folha, 22.abr.1992 - O desmatamento da Amazônia não é o único evento que prejudica o meio ambiente. É preciso ficar com olhos voltados para os poluentes emitidos pelos países ricos.

Esse é um dos pontos de estudo divulgado ontem em Washington, nos Estados Unidos, pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), que traz os mitos que cercam a Amazônia e é uma crítica direta aos países ricos.

Batizado de "Amazônia Sem Mitos", o relatório condena "a falsa ética dos países industrializados, que limita o desastre ecológico à deterioração das florestas tropicais", e denuncia a contaminação ambiental provocada pela emissão de poluentes.

Crédito: Roberto Jayme-3.dez.1991/Folhapress
O colombiano Gabriel García Márquez, um dos escritores que assinam o livro "Amazônia Sem Mitos", publicado pelo BID

O trabalho foi preparado por uma comissão na qual participaram o romancista Gabriel García Márquez, o ex-presidente do Brasil, José Sarney, o ministro da Educação, José Goldemberg, entre outros.

Entre os mitos sobre a Amazônia apontados pela comissão está o da homogeneidade --na verdade, a floresta é constituída de vários tipos de ambientes-- e o do "deserto verde" --sendo que muita gente vive na região.

De acordo com García Márquez, na introdução do trabalho, a Amazônia nasceu do mito, o das amazonas. E, ao longo da história, diversos mitos foram reforçados pela grandeza da floresta: o maior rio do mundo, a maior diversidade de flora e fauna do planeta.

Para o escritor colombiano, o objetivo do grupo é "apresentar uma Amazônia de sangue e carne, de história humana, de faces humanas".


BRASIL

Desaparecido desde 1969, depois de cair na clandestinidade ao ingressar no grupo guerrilheiro Molipo (Movimento de Libertação Popular), que atuava no Araguaia, a família do estudante Rui Carlos Vieira Berbert finalmente descobriu o que aconteceu com ele.

Ex-estudante de letras da USP (Universidade de São Paulo), Rui Carlos morreu em Natividade, cidade que hoje pertence ao Estado de Tocantis. A informação é da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos.

Segundo a família Berbert, ele foi morto em 2 de janeiro de 1972, aos 25 anos, e enterrado com o nome de João Silvino Lopes. Sua suposta ossada foi encontrada em Natividade e vai ser analisada pelo governo.

Depois de aprender técnicas de guerrilha em Cuba, Rui Carlos retornou ao Brasil em 1971 e, no dia 31 de dezembro, chegou a Natividade, na época ponto estratégico da guerrilha do Araguaia.

Preso no mesmo dia pelo delegado local, ele morreu na madrugada no dia 2 de janeiro de 1972, após ser interrogado por militares que estavam na região.


MUNDO

Tropas sérvias bombardearam ontem Sarajevo, capital da Bósnia-Herzegovina. A cidade está convertida em campo de batalha de três milícias -- muçulmana, croata e sérvia --, a que se juntaram agora as forças militares da República Sérvia.

O bombardeio aconteceu em parte da cidade e foi realizado pelos sérvios da República Iugoslava, em auxílio aos sérvios da Bósnia, que lutam contra forças paramilitares mulçumanas e croatas.

Os EUA e a Comunidade Europeia ameaçam romper relações diplomáticas com Belgrado, capital da Iugoslávia, por conta da "agressão sérvia".


MERCADO

Após quatro anos de disputa, a Justiça dos EUA concluiu que o ambiente gráfico "Windows 2.03", da Microsoft, não utiliza partes do sistema operacional dos computadores Macintosh.

A decisão põe fim a processo movido pela Apple contra Microsoft em 1988. Caso a Microsoft fosse condenada, ela teria que pagar à Apple o equivalente a US$ 4,5 bilhões em direitos autorais.

Das 89 alegações feitas pela Apple, o juiz dispensou 44, entre elas o uso da tela gráfica. Segundo a Apple, a Microsoft teria se "inspirado" nos ícones que simbolizam as funções do Macintosh para criar o "Windows".


COTIDIANO

Moradores de Piraju (a 330 km de São Paulo) protestaram ontem contra a construção de uma usina hidrelétrica na cidade que prevê a alteração do curso do rio Paranapanema, cartão postal local.

Cerca de 5.000 pessoas participaram da manifestação contra o projeto da Companhia Luz e Força Santa Cruz, subsidiária do grupo Votorantim.

Estudos mostraram que a vazão do rio, de 300 metros cúbicos por segundo, seria reduzida a 10, caso a usina seja construída.

Aprovado pela Eletropaulo e pelo Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica, o projeto aguarda ainda autorização da Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

Técnicos da Companhia Luz e Força Santa Cruz disseram que o projeto está em fase inicial e que a população ainda vai ser ouvida.


ILUSTRADA

Crédito: Reprodução
Trabalho do design Fernando Homem de Mello exposto no MIS

Começa hoje no MIS (Museu da Imagem e do Som) uma exposição que vai reunir 200 painéis com marcas e logotipos criados pelos mais diversos designers de São Paulo.

A "Expo ADB 90 92", promovida pela Associação dos Designers Gráficos, reúne o trabalho de 28 designers produzidos nos últimos dois anos.

São capas de livros, logotipos feitos para placas de sinalização pública ou para empresas, entre outros.

Entre os expositores, estão nomes como Moema Cavalcanti, Francisco Homem de Melo, Milton Cipis e Marcelos Asnis.


FRASE

"Sou um monstro da natureza, uma besta louca."

ANDREI CHICATILO,
conhecido como Açogueiro de Rostov, que está sendo julgado na Rússia sob acusação de ter assassinado pelo menos 53 pessoas. A polícia diz que ele violentava e esquartejava suas vítimas, a maioria jovens


Leia mais no Acervo Folha

VOCÊ SABIA?

No dia 14 de junho de 1992, data do fim da Eco-92, os países árabes produtores e exportadores de petróleo formalizaram um protesto contra o capítulo nove da Agenda 21, que trata da proteção da atmosfera.

Eles discordam do sexto parágrafo, que propõe a adoção de "tecnologias limpas, que não comprometam o ar e o clima terrestres".

Os países temem que isso diminua o consumo de petróleo e tenha efeitos negativos em suas economias.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias