Humanos

Alemão decora árvores de sua casa com 10 mil ovos de Páscoa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login


Desde a Páscoa de 1965, Volker Kraft, 76, decora as árvores em frente à sua casa, em Saalfeld (Alemanha). Quando ele começou, eram apenas 18 ovos em seu jardim, mas hoje já são cerca de 10 mil, multicoloridos e enfeitados com lantejoulas e até conchas do mar.

Apesar de o número ter aumentado bastante com o passar das décadas, o aposentado afirma que o crescimento contínuo termina em 2012 (já que no ano passado foram 9.800 ovos). Segundo ele, não há mais espaço.

"Eu teria que dormir com os ovos", afirma.

A macieira de Kraft tornou-se um ponto turístico na cidade localizada no território da extinta Alemanha Oriental, e o trabalho para decorá-la é intenso. São quase duas semanas para que ele e sua família deixem tudo pronto para o feriado.

Inicialmente, usavam modelos de plástico, mas logo passaram a ovos de verdade e a outros formatos. Além de "reciclar" as unidades quebradas nas receitas de bolo, por exemplo, eles reuniram algumas habilidades para fazer a decoração prosperar.

Christa, a mulher de Kraft, já produziu mais de mil ovos em crochê. E sua filha, Gabriela Rumrich, foi criando padrões artísticos nas peças, nas cores ouro e prata. Mais tarde, foram surgindo também desenhos de animais como ratos, peixes, tartarugas, porcos e rãs. Tudo feito a mão.

Crédito: Divulgação
A árvore de Páscoa multicolorida de Saalfeld, na Alemanha

As árvores pascais são uma tradição na Alemanha e foi justamente uma delas que inspirou Kraft. Em 1945, ainda criança, ele ficou encantado com uma decoração dessas e passou a alimentar o desejo de ter uma em sua casa.

Conhecido na cidade em que mora, Volker Kraft passou a ser conhecido pela população local como "O Homem do Ovo".

A entrada para ver sua decoração de Páscoa é gratuita, mas ele vende ovos decorados aos visitantes por 5 euros cada.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem