Humanos

Londres pode ter réplica de Cristo Redentor após Jogos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) confirmou ontem a existência de um projeto divulgado por um pequeno jornal londrino: instalar réplica provisória do Cristo Redentor em Londres ao fim dos Jogos Olimpícos de 2012.

Em nota, a Embratur afirma que a proposta "foi uma das ideias apresentadas por parceiros" à sua diretoria de marketing para promover o Rio de Janeiro como sede da próxima Olimpíada, em 2016.

No texto, esclareceu que, "assim como outras propostas, o projeto está em fase de prospecção, ainda sem previsão orçamentária".

Crédito: BBC Brasil
Estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro

O "Camden New Journal", do bairro de Camden, no norte de Londres, antecipou que a Embratur, por meio de consultorias locais, estava negociando a montagem de uma réplica do Cristo Redentor de 9 m de altura. O monumento seria instalado em Primrose Hill, colina que integra o Regent's Park e dá nome a uma área nobre da região.

A réplica, de acordo com o jornal, seria instalada ao fim dos Jogos de Londres, em agosto, em uma ação que contaria com o efeito surpresa e marcaria a transição de cidades-sedes para o Rio.

A Ogilvy, que trabalha para a Embratur no Reino Unido, divulgou um comunicado declarando surpresa, pois "esse é só um conceito que estava sendo considerado como parte de uma ampla plataforma de atividades promocionais da Embratur e do governo brasileiro para 2012".

Em outro trecho, porém, esclarece que iniciara conversas preliminares com as autoridades e com a comunidade do local em que a réplica do Cristo Redentor seria colocada temporariamente.

No texto, a agência declara que esperava que a instalação ajudaria a dar a oportunidade de o bairro fazer parte da história olímpica --a maior parte dos Jogos acontecerá no leste da cidade.

Segundo a publicação britânica, o plano deve ser exibido aos moradores da região antes de ser submetido às autoridades locais, o que estava previsto para acontecer no mês de fevereiro. Associações e representantes do bairro ouvidos pela reportagem divergem sobre a iniciativa.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias