Humanos

Exposição relembra shows étnicos com humanos 'exóticos' na Europa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Selo BBC Brasil

Uma exposição no museu do Quai Branly, em Paris, mostra como seres humanos considerados "exóticos, selvagens ou monstros" foram exibidos durante séculos em feiras, circos e zoológicos no Ocidente.

Veja mais fotos dos shows étnicos

A exposição Exibições - A Invenção do Selvagem indica, segundo os organizadores, que esses "espetáculos" com índios, africanos e asiáticos, além de pessoas portadoras de deficiência, que tinham o objetivo de entreter os espectadores, influenciaram o desenvolvimento de ideias racistas que perduram até hoje.

"A descoberta dos zoológicos humanos me permitiu entender melhor por que certos pensamentos racistas ainda existem na nossa sociedade", diz o ex-jogador da seleção francesa de futebol Lilian Thuram, um dos curadores da mostra.

Crédito: Grupo de pesquisas Achac Cartão postal apresenta javanesas Kapong na Exposição Universal de Paris de 1889, que marcou a inauguração da Torre Eiffel
Cartão postal apresenta javanesas Kapong na Exposição Universal de Paris de 1889, que marcou a inauguração da Torre Eiffel

Thuram, campeão da Copa do Mundo de 1998 pela França, criou uma fundação que luta contra o racismo. Ele narra os textos ouvidos no guia de áudio da exposição.

"É difícil acreditar, mas o bisavô de Christian Karembeu (também ex-jogador da seleção francesa) foi exibido em uma jaula como canibal em 1931, em Paris", diz Thuram.

A exposição é fruto das pesquisas realizadas para o livro Zoológicos Humanos, do historiador francês Pascal Blanchard e também curador da mostra.

Medição de crânios A exposição reúne cerca de 600 obras, entre fotos e filmes de arquivo, além de pôsteres de "espetáculos" e objetos usados por cientistas no século 19, como instrumentos para medir os crânios.

Nesse período, se desenvolveram noções sobre a raça e o conceito de hierarquia racial, com teses de que os africanos seriam o elo que faltava entre o macaco e os homens brancos ocidentais, ou o "homem normal", como consideravam os cientistas.

A exposição começa com as primeiras chegadas de povos "exóticos" à Europa, trazidos pelos exploradores, como os índios tupinambá, do Brasil, que desfilaram, em 1550, para o rei Henrique 2º em Rouen, na França.

Pessoas com deformações físicas e mentais também serviam de atração para as cortes europeias na época.

No início do século 19, a exibição de "selvagens" deixou de ser reservada às elites, com o surgimento de "shows étnicos", que ganharam força com o desenvolvimento da antropologia e a conquista colonial.

Londres, que apresentou uma exposição de índios brasileiros Botocudos em 1817, tornou-se a "capital dos espetáculos étnicos", seguida pela França, Alemanha e Estados Unidos.

A exibição em Londres, em 1810, e em Paris, em 1815, da sul-africana Saartje Baartman, conhecida como "Vênus Hotentote" (nome pelo qual sua tribo era conhecida à época), que tinha nádegas proeminentes, marcou uma reviravolta nesse tipo de apresentação.

Indústria de espetáculos Esses "shows" se profissionalizaram com interesse cada vez maior do público, tornando-se uma indústria de espetáculos de massa, com turnês internacionais.

Em Paris, um "vilarejo" africano foi montado próximo à Torre Eiffel em 1895, com apresentações sensacionalistas de mulheres quase nuas e homens tidos como canibais.

"É em um contexto expansionista das grandes potências ocidentais e de pesquisa desenfreada dos cientistas que essas exibições vão ganhar legitimidade necessária para existir", afirmam os organizadores da mostra.

Eles dizem que os espetáculos de "diversão" serviam também como instrumento de propaganda para legitimar a colonização.

O apogeu dessas exibições ocorreu entre 1890 e os anos 1930.

Depois disso, os "shows étnicos" deixaram de existir por razões diversas: falta de interesse do público, surgimento do cinema e desejo das potências de excluir o "selvagem" da propaganda de colonização.

A última apresentação desse tipo foi realizada em Bruxelas, em 1958. O "vilarejo congolês" teve de ser fechado devido às críticas na época.

Segundo os organizadores da mostra, mais de 1 bilhão de pessoas assistiram aos espetáculos exóticos realizados entre 1800 e 1958.

A exposição fica em cartaz no museu do Quai Branly até 3 de junho de 2012.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias