Fofices

Guardinhas mirins organizam trânsito em colégio paulistano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Vestidas com coletes laranjas, quatro crianças, de 6 a 8 anos, são responsáveis por organizar o trânsito das ruas internas do Colégio Santa Maria, na zona sul.

Sob supervisão da professora, retiram, colocam e vigiam as cancelas para controlar o fluxo de veículos. São "guardinhas de trânsito" do colégio.

Em rodízio semanal, quatro alunos dos 1º e 2º anos do ensino fundamental exercem a função. Mas todos recebem noções de trânsito e puxam a orelha dos pais quando eles cometem alguma infração.


"Funcionam como ponte com as famílias para tentar melhorar o trânsito interno e externo da escola", diz a professora Lílian Roschel, 47.

Como a Folha mostrou ontem, a volta às aulas pode piorar o trânsito em até 114% no pico da manhã, pelo aumento de carros em circulação e infrações cometidas pelos pais.

A reportagem acompanhou as crianças. Ao meio-dia, os alunos do ensino infantil se enfileiraram à espera dos pais.

Apenas cerca de 20 carros podem ficar no "cercadinho" - entre as cancelas fechadas pelas crianças - por vez; os outros esperam em uma fila que circunda as ruas internas da escola, sem invadir as vias ao seu redor. Após cerca de cinco minutos, as crianças abrem a cancela e deixam mais carros entrarem.

Os pais aprovam a brincadeira. "Os pais ficam envergonhados de fazerem coisas erradas na frente dos filhos", diz a secretária Lucimeire Marques, 46, mãe de Renato, 6, um dos guardinhas da vez. (CRISTINA MORENO DE CASTRO)

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias