Factoides

HUMOR: Contra a homofobia! Mas sem viadagem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Deus só deveria se meter na vida privada das pessoas se oferecesse alguma coisa em troca. Tipo assim: ele determina com quem você pode ir para cama, mas só depois de depositar dois milhões na sua conta.


Mas Deus não manda docs, pois tem mais o que fazer: galáxias para criar, estrelas para estourar e cometas para desviar. Convenhamos, é melhor deixá-lo fora de assuntos mundanos que nós mesmos, pobres mortais, podemos resolver com leis sensatas. É por isso que eu sou favorável à legalização do aborto e ao casamento gay (ou união homoafetiva, como querem os politicamente corretos).


Pela mesma razão, acho bacana a tal lei anti-homofobia. Afinal, é a impunidade que alimenta a violência. E, convenhamos, já passou da hora de transformarmos esta terra habitada em uma nação civilizada. Chega de viver num samba enredo, gente. Vamos construir um país, "cazzo"!


Mas tem um troço. Gostaria de garantir o meu direito de chamar quem eu quiser de "viado". Veja bem: "viado" e não "veado", pois como ensinou o Millôr, o segundo é o bicho.

Crédito: Edson Aran

Faz muito tempo que "viado" deixou de significar o que originalmente significava. É igual "coitado" que antes designava uma vítima de "coito" e hoje é só um... bem, um pobre coitado. Quando o sinal abre, o carro da frente não anda e eu grito "Anda, viado!", não estou emitindo um juízo de valor sobre a vida sexual do motorista. No que me diz respeito, ele pode até praticar a abstinência que continuará sendo "viado" do mesmo jeito. O mesmo vale para juiz de futebol cegueta, motoboy fominha e cantor sertanejo. Tudo viado.


"Viado" virou sinônimo de "pessoa irritante, folgada e sem noção". E é por isso que existem inúmeros heterossexuais que são viados e muitos homossexuais que não são. Vale lembrar ainda que, entre amigos (heteros ou homos), a palavra também pode ser usada como forma de cumprimento. Exemplo: "Por onde você andou, seu viado?! Faz meses que não te vejo!"


Também é comum que o termo seja utilizado como forma suave de admoestação. Exemplo: "Pô, você não falou que ia no churrasco lá em casa, seu viado?!"


Portanto, aproveito o espaço apertadinho e gostoso desse Factoides para introduzir uma campanha nacional pelo uso indiscriminado da palavra "viado". Pois como todos nós sabemos, a patrulha começa justamente pela linguagem e, quando você menos espera, os politicamente corretos de hoje viraram os fascistoides de amanhã.


Então vamos lá: todo mundo contra a homofobia, mas sem patrulhar a linguagem, que isso é coisa de bicha. (Por falar nisso, também quero o direito de chamar quem eu quiser de "bicha".)

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias