Factoides

HUMOR: Mais retrospectiva 2013 - Eike Desastre!

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Parece que foi ontem, mas era junho.

O pau comia nas ruas e praças, senhoras e senhores. A polícia ia de repressão, o Black Bloc vinha de depredação e Pablo Capilé só na enrolação: "A overtransparência do midiativismo outsider overcrítico eu fui descendo a serra cheio de alegria para desfilar!".


Caetano Veloso ia cantando alegremente e se aproximou sorridente para também entrar no samba, no samba, no samba. "Coisa sem pé nem cabeça é comigo mesmo, ôxe!", pensou o velho baiano. Na sequência, enfiou uma camiseta no cabeção e postou foto no Twitter para alegria da Nação.


Caê aderia assim oficialmente à revolução! Ele já pensava em transformar o circuito Barra-Ondina na sua Sierra Maestra, quando Paula Lavigne o chamou na chincha. Urgências urgentes urgiam! Solertes biógrafos ameaçavam narrar histórias não-autorizadas da MPB (Magnífico Panteão de Baluartes). Roberto Carlos sapateava. Milton Nascimento urrava. Gilberto Gil espumava. Djavan estava com febre terçã na luz da manhã. E Chico Buarque não lembrava o que estava fazendo ali. A organização Procure Saber precisava defender a MPB (Maravilhoso Patrimônio Brasileiro).


Escondido num canto, Lobão caiu na gargalhada e todo mundo riu com ele. Mas aí o roqueiro começou a misturar FARC com José Mujica, KGB com PT, ditadura com defesa da democracia e Olavo de Carvalho com Eu Lavo Meu Chocalho. E todo mundo em vez de rir com ele, agora ria dele. Acontece.


No fim das contas, a Revolução do Busão não destruiu o capitalismo. E isso foi bom. Seria a primeira vez que um país acabaria com algo que nem conhece.

Crédito: Edson Aran

Em compensação, Eike Batista viu sua fortuna derreter. O pobre bilionário queria apenas ser o homem mais rico do mundo, monopolizando petróleo e panicats, mas algo saiu terrivelmente errado. As ações despencaram mais rápido que um ciclista abalroado e todo mundo começou a fazer piada com o Eike nas redes sociais. Como o ricaço era parcialmente (arrã) financiado pelo BNDES, cada piada sua custou, aproximadamente, R$ 9,98. Devido à crescente desvalorização das empresas EBX, esta aqui já está saindo por R$ 16,90. Deposite a sua parte e compartilhe.


Enquanto isso, no mundo exterior, a NSA de Barack Obama grampeava 35 líderes mundiais, inclusive a presidente Dilma Rousseff. Os solertes espiões inimigos descobriram que 50% das ligações telefônicas eram do ex-presidente Lula passando instruções. As outras 50% eram do ex-presidente Lula explicando as instruções.


E quando todo mundo achava que a novela do Mensalão (ou "Ação Penal 470") havia saído do ar, a reprise bateu picos de audiência. Primeiro, os "réus" (ou "vítimas") apresentaram vários "embargos infringentes" (ou "chicanas") para que as penas fossem revistas. Então, numa reviravolta surpreendente, o STF mandou prender os "condenados" (ou "inocentes") na Papuda (ou "Mulher que Sofre de Inchaço na Glândula Tireóide").


Os tucanos até pensaram em comemorar, mas não deu tempo. Estourou um escândalo envolvendo o metrô de São Paulo, o governador Geraldo Alckmin e outros emplumados. Isso demonstra que a democracia brasileira, apesar de ainda jovem, já está bem estabelecida: na hora de meter a mão, não tem divisão.


Mas relax, baby. Ano que vem tudo será diferente. O amor irá prevalecer igual ao Fluminense na Série A. E a paz se revelará como se fosse uma Miley Cyrus em clip novo. Sim, amigos e amigas, o sol brilhará para todos nós, mesmo que nasça quadrado lá nas bandas da Papuda. Não é grande coisa, mas já é um começo.
Feliz Natal e um incrível 2014!


ABC DA POLÍTICA

Hoje: M, N, O e P

Mensalão: Há quem diga que é uma lenda, como a Mula Sem Cabeça e o Homem do Saco. Caso tenha existido, pode ser definido como "ato ou efeito de comprar votos favoráveis ao governo com dinheiro público".

Mensaleiro: Gente que pagou ou recebeu o mensalão que nunca existiu.

Mídia Golpista: Conjunto dos meios de comunicação que insistem em chamar mensalão de mensalão. Chama de "meu amor", cazzo!

Neoliberal Direitista: Um dos lados da luta política no Brasil, contrapondo-se ao Predestinado Iluminado. Jura que seu nome verdadeiro é "Social Democrata", mas ninguém acredita. Só de raiva, ele se comporta como um neoliberal direitista mesmo.

Poder Executivo: Prefeitos, governadores e presidentes, ou seja, gente que executa. Executa o orçamento, por exemplo. E depois esconde o corpo.

Poder Judiciário: Juízes, advogados, promotores, enfim, os caras que fazem cumprir a lei. Ou protelam. Ou embargam.

Poder Legislativo: Vereadores, deputados e senadores, ou seja, gente que faz as leis. No geral, cuidam mesmo é de três: Lei do Mais Forte, Lei de Gerson e Lei da Selva.

Poder Político: É exercido por quem detém os poderes executivo e legislativo. Embora o Predestinado Iluminado (v.) seja dono dos dois, seus adeptos afirmam que ele é uma vítima do Neoliberal Direitista.

Predestinado Iluminado: Um dos lados da luta política no Brasil, contrapondo-se ao Neoliberal Direitista. Seus adeptos afirmam que, em seu nascimento, uma estrela vermelha brilhou no céu e três reis magos apareceram oferecendo ouro, incenso e mirra. Ele devolveu o incenso e a mirra.

Preso Político: Pessoa que não exerce o poder político e por isso é arbitrariamente encarcerada. É dialeticamente impossível ser preso político e exercer o poder político ao mesmo tempo. Ou será que não? Veja: Mensaleiro.

Prisão de Ventre: Foi abolida pela Lei do Ventre Livre. Mas isso é outro assunto.


EDSON ARAN é autor de cinco livros. O mais recente, "Delacroix Escapa das Chamas" (Editora Record), é uma sátira futurista passada na São Paulo de 2068. Foi diretor das revistas "Playboy", "Sexy" e redator-chefe da "Vip". É um tuiteiro compulsivo e sua conta é @EdsonAran.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias