Factoides

O mundo em marcha... a ré!

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um espectro assustador ronda a Venezuela. Segundo o presidente Nicolás Maduro, o fantasma de Hugo Chávez aparece frequentemente nas montanhas de Caracas.


O líder bolivariano surge com uma maraca em cada mão e fica cantando "uma vez lá em Cuba, dançando uma rumba, disseram que eu era... escandalooosa!". Depois sobe aos céus numa nuvem materialista e some.


A América Latina é um romance abandonado pelo Gabriel García Márquez e terminado pelo redator da "Praça É Nossa".

Crédito: Edson Aran

E os índios? Vamos falar dos índios. Semana passada, o Brasil quase virou um filme do John Ford. Só que em vez de Monument Valley, as locações foram em Brasília, a Vala Monumental.


Já vi dezenas de westerns e entendo muito mais de índio que o Marechal Rondon e o General Custer. Juntos. Índio é uma criatura pura e sábia que se expressa mais ou menos assim: "Muitas luas atrás, homem branco de língua bifurcada fazer bravos abandonar terra Grandes Ancestrais! Agora branco ter que dar terra índio! Se não der, pau vai comer!"


O problema dos índios, no entanto, é a música sertaneja. Eu explico. Fazendeiro adora ouvir esses caras que berram em falsete "é o amóóóóóóórrr". E a ciência comprova que música sertaneja danifica de forma irreversível os neurônios do ser humano. Com o cérebro transformado em maionese, o fazendeiro enfia na cabeça que é o John Wayne e, pronto, está armado o faroeste. Numa terra sem lei e sem governo, o resultado é "Rastros de Ódio". Dirigido pelo José Padilha.


Ainda sobre desgoverno: ouvi uma ótima teoria conspiratória outro dia. As manifestações em São Paulo contra o aumento do ônibus são intriga da direita golpista, me garantiu um amigo lulista-haddadista. "Mas tinha um monte de gente com bandeira do PSTU e do PSOL", argumentei. "Tudo de direita", explicou o meu amigo. "Tudo gente infiltrada pra provar que a cidade não tem prefeito."


O mundo lulista é igual roteiro de "Star Wars": Jedis Gente Boa do Bem contra Lordes Sith Neoliberais do Mal. E estamos conversados. Eles só não gostam de "O Império Contra-Ataca". Muito complexo.


Agora, conspiração boa mesmo foi a do Barack Obama. O presidente assumiu que o serviço secreto americano espiona a internet em busca de possíveis terroristas. Grandes empresas digitais colaboram com o esquema.


Mark Zuckerberg foi correndo dizer que o Facebook nunca violou a privacidade de ninguém. Sendo o Zuckerberg um Zuckerberg, isso significa que todas as suas fotos de gatinhos fofinhos e pratos de comida estão estocadas num porão da CIA. Se você gosta muito de tabule, quibe e falafel, é de bom tom começar a comer hambúrgueres. Fica a dica.


Obrigado. Boa noite e boa sorte!


EDSON ARAN é autor de cinco livros. O mais recente, "Delacroix Escapa das Chamas" (Editora Record), é uma sátira futurista passada na São Paulo de 2068. Sua série de cartuns "O Totalmente Dispensável Almanaque Inútil do Aran" é publicada mensalmente no "Folhateen". Ele foi diretor das revistas "Playboy", "Sexy" e redator-chefe da "Vip". É um tuiteiro compulsivo e sua conta é @EdsonAran.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias