Factoides

Vou de táxi pro stand-up

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Por pouco, mas muito pouco mesmo, não comecei este texto com "tem uma coisa que eu não entendo", que está para os textos de stand-up como "I woke up this morning" pras letras de blues. Depois disso, em vez do "my baby was gone", você sabe que virá uma SACADINHA pretensamente esperta.

Pois confesso que é assim que me sinto tendo de ser engraçadão uma vez por semana nesta coluna (e falhando miseravelmente, of course). Sempre achei o stand-up brasileiro uma praga ainda pior que o uso indiscriminado da palavra "gourmet" --aliás, outro dia uma imobiliária lançou um EMPREENDIMENTO GOURMET em SP; a argamassa deve ser deliciosa-- e defendo há tempos que aquele clube Comedians, na Augusta, seja interditado pela Vigilância Sanitária.

E, no entanto, eis-me aqui, no palquinho imaginário e por trás do microfone idem. O pior é que, assim por escrito, não posso nem colocar a mão embaixo da axila pra imitar barulho de pum, que é o tipo de HUMOR que fazia gargalhar meus coleguinhas da segunda série e tem efeito semelhante no espectador médio de stand-up brasileiro. Deve ser praga. "Sua mãe sabe que você faz stand-up na internet?"

Crédito: Ilustração com foto Eduardo Knapp/Folhapress

(Mas, pelo amor de Deus, não pensem que não reconheço o trabalho desses bravos batalhadores da comédia, que se esforçam tanto --geralmente em vão-- pra ser mais engraçados que a vida cotidiana no Brasil. Ao contrário: ganham muita grana, pegam um monte de mulher e fazem humor inteligente tão genialmente disfarçado que é impossível diferenciar do humor burro. Eu mesmo só sei que é INTELIGENTE porque não aparece o Cazalbé de Nóbrega rindo no final da piada. Como não invejar?)

Já disseram que os taxistas têm soluções para TODOS os problemas do país e que só não é uma boa entregar o poder nas mãos deles porque eles o repassariam direto ao Maluf. Minha proposta é mais modesta: transformar todos os taxistas em "comediantes em pé" --pode ser sentado também, com aquele encosto de bolinhas de madeira. Menos carros no trânsito, menos poluição e piadas de taxista contadas por quem entende do assunto: chega de intermediários. (E o que fazer com a turma do stand-up? Sei lá, talvez classificar em vidro, papel, plástico e metal. Um pouco de reciclagem faria bem a eles.)


RUY GOIABA pensa seriamente em trocar de função com um taxista: ele escreve a próxima coluna e eu experimento o banco do carro com aquele assento de bolinhas, que deve ser daora. Nunca foi pego pela mãe fazendo stand-up porque tinha o cuidado de trancar a porta do quarto antes.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias