Você viu?

Café bebido em "Friends" causaria overdose em 300 pessoas, diz estudo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A revista norte-americana "Scientific American" publicou um estudo na última segunda-feira (29) propondo que todo o café consumido em uma década pelos personagens de "Friends" poderia causar overdose de cafeína em 300 pessoas, caso toda essa quantidade fosse consumida em um único dia.

De 1994 a 2004, os seis personagens tomaram 1,6 mil litros de café --o que equivale a 1,3 kg de cafeína-- ao longo dos 236 episódios do seriado.

"Estes seis amigos beberam mais café do que você vai conseguir ver; eles ingeriram cafeína ao longo dos anos suficiente para matar centenas de pessoas", diz o texto do estudo.

Segundo a "Scientific American", o autor do estudo, Kyle Hill, é um assistente de pesquisa na Universidade de Marquetee, no Estado norte-americano do Wisconsin, onde se graduou em Engenharia Ambiental e está se formando em Comunicação com foco em divulgação científica.

"Não há uma quantidade exata para overdose de cafeína (depende de muitos fatores, como peso e funcionamento do coração), mas algumas pesquisas colocam o valor entre cinco e dez gramas", diz o autor.

"Se você distribuir toda a cafeína que os amigos ingeriram durante a década no Central Perk [o café onde os amigos se reuniam no seriado], seria uma quantidade suficiente da droga para mandar quase 300 pessoas para o hospital --se não matá-las imediatamente."

Crédito: Jon Ragel/Reuters Os atores Matthew Perry, Courteney Cox, Matt LeBlanc, Lisa Kudrow, David Schwimmer e Jennifer Aniston, da série "Friends"
Os atores Matthew Perry, Courteney Cox, Matt LeBlanc, Lisa Kudrow, David Schwimmer e Jennifer Aniston, da série "Friends"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias