Você viu?

Músicas do Black Sabbath fazem bem às plantas, diz especialista em jardinagem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tocar músicas do Black Sabbath para as plantas ajuda elas a enfrentarem doenças e a gerarem flores mais bonitas, de acordo com Chris Beardshaw, especialista em jardinagem britânico.

Beardshaw apresenta um programa na BBC Radio chamado "Gardener's Question Time", no qual tira dúvidas de jardineiros do Reino Unido.

Segundo o jornal britânico "Guardian", na próxima sexta-feira (26), Beardshaw contará aos ouvintes sobre uma experiência que fez: colocou músicas em estufas para testar a reação das plantas.


Os resultados mostraram que músicas como as do Black Sabbath, mais pesadas, fazem muito bem às plantas, enquanto canções mais leves, como as de Cliff Richard, prejudicam os vegetais e podem até matá-los.

A ideia ocorreu a Beardshaw quando um de seus alunos propôs que escrevessem um estudo sobre o efeito da música sobre as plantas --especificamente alstroemerias.

"Nós montamos quatro estufas com tipos diferentes de música para ver o que acontecia. Uma era silenciosa (essa era a estufa de controle), uma tinha música clássica, uma tinha Cliff Richard e a última tinha Black Sabbath", contou o jardineiro.

"As que 'ouviram' música clássica cresceram um pouco menos por causa das ondas de som que as bombardearam, e ficaram levemente mais floríferas e menos doentes. Já as que 'ouviram' Black Sabbath ficaram mais curtas, mas deram as melhores flores e tiveram a maior resistência às pestes e doenças (...) Na estufa do Cliff Richard, todas as plantas morreram. Suspeitamos de sabotagem, mas não podemos provar."

Uma boa notícia para as plantas é o que o novo disco do Black Sabbath, "13", deve ser lançado em 11 de junho. É o primeiro álbum que Ozzy Osbourne, Tony Iommi e Geezer Butler, da formação original do grupo, gravam juntos desde 1978.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem