Você viu?

Lua de Plutão pode ganhar nome de Vulcano, planeta do Sr. Spock

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ator William Shatner, o capitão James T. Kirk da série "Jornada nas Estrelas", e milhares de fãs estão fazendo uma campanha para que uma das novas luas de Plutão ganhe o nome de Vulcano, planeta onde nasceu o personagem alienígena Sr. Spock, interpretado por Leonard Nimoy.

Crédito: Divulgação Leonard Nimoy, o Sr. Spock dos anos clássicos de "Jornada nas Estrelas"
Leonard Nimoy, o Sr. Spock dos anos clássicos de "Jornada nas Estrelas"

Shatner, estrela do programa lançado em 1966 e que deu origem a uma série de filmes, propôs o nome a cientistas no início do mês. Mais de 100 mil dos 330 mil votos são por Vulcano na eleição organizada pelo Instituto Seti, na Califórnia, responsável pela descoberta dos satélites.

Além do nome do planeta do Sr. Spock, outros 20 nomes estão concorrendo.

"Estamos nos aproximando de 120 mil votos por Vulcano no plutorocks.com ! Você já votou hoje?", postou Shatner em seu perfil no microblog Twitter.

Até agora, as duas luas, cada uma com diâmetro de 20 km a 30 km, são conhecidas como P4, descoberta em 2011, e P5, em 2012.

Crédito: Divulgação/Nasa Imagem do telescópio Hubble mostra as cinco luas que orbitam Plutão; a mais nova, P5, está em destaque
Imagem do telescópio Hubble mostra as cinco luas que orbitam Plutão; a mais nova, P5, está em destaque

Antes desses achados, os astrônomos identificaram e batizaram três satélites --Charon, Nix e Hydra.

A votação para escolher os nomes das novas luas acaba no dia 25 de fevereiro. Os vencedores serão avaliados para a União Astronômica Internacional. "Vamos esperar que a IAU ache que Vulcano é um bom nome", escreveu Shatner em outro post na rede social.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias