Estilo

Juliana Alves conta seus cuidados com a pele para os dias de frio

KAREN VILLERVA 

COLABORAÇÃO PARA O "F5"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Perto de dar à luz seu primeiro filho, fruto do relacionamento com o diretor Ernani Nunes, a atriz Juliana Alves está radiante e mantém em dia os cuidados com a pele, ainda mais nos dias de frio, quando os efeitos da temperatura podem causar mais danos.

"Procuro manter minha pele hidratada para evitar qualquer lesão, caso eu pegue um friozinho a mais ou mudança de temperatura. E uso filtro solar sempre! Ele é importante independentemente de eu estar exposta a muito ou pouco sol. Também uso bases que contêm filtro solar", afirma a atriz de 35 anos, grávida de seis meses de uma menina que se chamará Iolanda.

Com a gravidez, Juliana passou a usar creme para prevenir estrias, que usa alternadamente com um óleo após o banho, e reforçou a proteção no rosto para evitar manchas.

Os cuidados com a pele nas baixas temperaturas não são só estéticos: com o ressecamento, a pele pode ter sua função de proteção do corpo comprometida.

"A baixa umidade do inverno tende a remover água da camada mais externa da pele, causando uma descamação fina. Consequentemente, ela fica mais seca, propiciando lesões como a dermatite atópica (inflamação cutânea que provoca coceira) e eczema xerótico (inflamação mais aguda da pele)", afirma a dermatologista Aline Vieira, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Na pele de Juliana tem...

  • Remédio anti-acne alternadamente em dias de semana e vitamina C;
  • Sabonete anti-acne, água termal e depois base com filtro ou o filtro solar ao levantar;
  • Hidratantes labiais no frio; 
  • Água termal para manter uma hidratação suave e sem comprometer a maquiagem;
  • Creme para prevenir estrias;
  • Óleo pós-banho  

MUITA ÁGUA 

O consumo de água e o uso de hidratantes no corpo e no rosto são fundamentais para garantir uma pele bonita e saudável durante os dias frios, bem como evitar banhos muito quentes. As peles negras requerem atenção especial.

"Ela é uma pele que naturalmente exige maior hidratação e no inverno esse cuidado deve ser reforçado", afirma a dermatologista Andréia Munck. Especialista em Tricologia, ela alerta para os cuidados com o cabelo, que também necessitam de maior hidratação por conta do aumento da temperatura da água do banho.

Além disso, nessa época do ano, há piora da chamada dermatite seborreica, caracterizada por uma descamação da pele da área comprometida, acompanhada muitas vezes de vermelhidão e coceira. "No couro cabeludo, a descamação pode causar caspa", afirma Munck.

"Os fios ficam mais oleosos no inverno apenas se a pessoa não lavar o cabelo com a frequências habitual. Manter a rotina de cuidados com os cabelos é uma forma de deixá-los saudáveis no inverno", completa Vieira.

CUIDADOS PARA CADA ÁREA DO CORPO

Para pessoas com pele oleosa é importante evitar hidratantes comuns no rosto e nas áreas de maior oleosidade do corpo (como o tórax). Aí, a dica é apostar nos hidratantes sem óleo.

"Os lábios costumam ressecar muito no inverno. Use produtos específicos para essa região eevite rachaduras", diz Munck.

Vieira também indica o uso da água termal para amenizar irritações e minimizar a oleosidade. "Por possuir ação antioxidante, é bom ser utilizada de manhã, antes de aplicar o filtro solar, para ajudar no combate aos radicais livres. O produto ainda acalma a pele dos pacientes com reações inflamatórias como rosácea, dermatite seborreica e psoríase", afirma Munck.

O hidratante deve ser aplicado logo após o banho, período que a penetração do creme na pele é maior. As extremidades do corpo, como pernas, braços e mãos, são áreas que sofrem mais precocemente com a desidratação. Para elas, vale apostar em produtos que retardam a perda da hidratação natural da pele, como a geleia de vaselina ou vaselina semi-sólida. 

"No corpo, abuse de agentes umectantes, como ureia 10% (restrito para gestantes), manteiga de karité, ceramidas e óleos (como o de amêndoas) que auxiliam na retenção de água pela pele. Usar sabonetes hidratantes e dar preferência aos líquidos, que possuem detergentes mais leves, também ajuda nos cuidados. Ativos como DH+, HC5 e dermolane promovem uma proteção completa, rápida absorção, estimulam a síntese de ceramidas e restauram a barreira cutânea oferecendo 24 horas de hidratação", diz Vieira.

CABELOS 

Já nos fios, é bom preferir shampoos com detergentes mais leves, que evitam o ressecamento. Para isso, aposte em produtos com betaína.

E abuse da hidratação. "Uma pequena quantidade de óleo de coco pode ser adicionada à sua máscara capilar no momento do uso", afirma a dermatologista. Mas atenção: evite o contato direto desses agentes hidratantes como o couro cabeludo para não causar a dermatite seborreica.

Os procedimentos estéticos no corpo, em especial tratamentos como peelings e lasers, estão liberados no inverno. "Esse é o melhor período para a pele se recuperar das manchas adquiridas no verão. Alguns tratamentos rejuvenescedores são mais seguros nessa época do ano, já que na maioria das vezes eles precisam de restrição a exposição solar", afirma Munck.

Vieira recomenda restrição apenas no uso de esfoliantes, que devem ser usados, no máximo, uma ou duas vezes por mês nessa época do ano.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias