Tony Goes

Em 'A Fazenda 9', retorno aos holofotes vale mais que prêmio final

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A última edição de "A Fazenda" foi exibida há dois anos —o equivalente a um século na vida de uma subcelebridade, cuja fama às vezes dura bem menos do que isto.

Várias delas estão no elenco da nona temporada do reality da Record, que estreou nesta terça (12). Algo esquecidas, sem muito espaço na mídia, todas sabem que a tal da "nova chance" prometida pelo título reformulado do programa se refere muito mais a um retorno aos holofotes do que ao prêmio de R$ 1,5 milhão para o vencedor (outros R$ 500 mil serão distribuídos ao longo dos próximos três meses).

A emissora não brincou em serviço, e deu um banho de loja na atração. Manteve o apresentador Roberto Justus, que está bem mais solto do que no começo de sua carreira televisiva. Mas mexeu nas regras e mudou a locação: a antiga fazenda em Itu, que serviu de cenário para todas as edições anteriores, foi trocada por uma mansão em Itapecerica da Serra, bastante parecida com a casa do "Big Brother Brasil".

Não é só aí que "A Fazenda - Nova Chance" se assemelha ao "BBB". Nada menos que cinco dos peões como são chamados os participantes vieram do reality da Globo: Flávia Viana, Monique Amin, Matheus Lisboa, Yuri Fernandes e Marcos Harter, que em abril deste ano foi indiciado sob suspeita de lesão corporal, com base na Lei Maria da Penha, contra sua companheira de confinamento, Emilly Araújo.

Da própria "Fazenda" saíram outros seis dos 16 candidatos: a bailarina Adriana Bombom, a modelo Ana Paula Minerato, o ex-jogador Dinei, a ex-panicat Nicole Bahls, a ex-chacrete Rita Cadillac e o consultor de etiqueta Fabio Arruda.

A presença deste talvez tenha sido a única verdadeira surpresa do elenco, mantido em segredo até a estreia (mas com mais vazamentos do que uma delação premiada). Fabio participou da primeira temporada do programa, em 2009, mas não aguentou o tranco e pediu para sair. Nada como um dia depois do outro.

Além desses, a disputa também conta com a modelo Monick Camargo (que foi expulsa do recém-terminado "A Casa", também da Record), o cantor Nahim (de "O Aprendiz Celebridades", Record) e a cozinheira Aritana Maritoni (de "MasterChef", Band), além do cantor Conrado e do humorista Marcelo Ié Ié (ambos de "Power Couple", Record).

Ainda há um peão reserva, que entrará na competição caso alguém desista ou seja expulso: Rafael Ilha (também do "Power Couple"), ex-integrante do grupo Polegar. Uma figura fácil nos programas vespertinos, que adoram explorar sua conturbadíssima vida pessoal.

A presença de tantos veteranos é ambígua. A vantagem óbvia é que o público (ou pelo menos o público que prestigia o gênero) já os conhece. Suas personas já estão mais ou menos estabelecidas, dispensando maiores apresentações.

A desvantagem é que são todos calejados. O assunto recorrente entre eles durante a estreia era como estão mudados, mais experientes, mais cuidadosos. Portanto, adeus, espontaneidade: essa turma vai jogar para ganhar, como autênticos profissionais.

Que falta que faz uma Gretchen numa hora dessas. A cantora participou de quinta temporada de "A Fazenda", em 2012, e se expôs tanto que gerou a maioria dos milhares de memes que a consagraram internacionalmente.

Quem vai ganhar "A Fazenda - Nova Chance"? Isto importa menos do que quem vai ganhar sobrevida nos sites de fofocas. Que comecem os jogos.

A Fazenda - Nova Chance
cotação: (regular)

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias