Tony Goes

Feliz #CaetanoEstacionaNoLeblonDay para todo mundo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Exatos seis anos atrás, no dia 10 de março de 2011, Caetano Veloso estacionou seu carro numa rua do bairro carioca do Leblon. Desde então, a internet brasileira nunca mais foi a mesma.

Este ato banal foi captado pelas lentes de um paparazzo - um entre tantos que circulam diariamente pela região, que concentra o maior número de celebridades por metro quadrado do Rio de Janeiro.

São fotógrafos freelancers que, nos dias de sorte, conseguem um flagra de algum famoso com sua nova namorada. Nos outros dias, eles precisam tirar leite de pedra se quiserem garantir o leitinho das crianças.

E aí, dá-lhe foto de atriz entrando na academia, cantor tomando chope com os amigos, apresentadora empurrando carrinho de bebê. Uma enxurrada de imagens corriqueiras que, no entanto, servem para alimentar os sites de fofocas, sempre ávidos por novidades. Qualquer novidade.

Mesmo sob esses parâmetros generosos, Caetano estacionar seu carro no Leblon foi um pouco demais. Como a internet também é o reino da eterna zoeira, esta autêntica não-notícia se tornou num meme que circula até hoje.

Por isto, em 10 de março se celebra o #CaetanoEstacionaNoLeblonDay: o dia em que nos rendemos à insignificância, mas não perdemos o bom humor.

Numa época em que as redes sociais estão coalhadas de discussões estéreis, em que as notícias falsas já se mostraram capazes de mudar o rumo da história, uma besteira como o #CaetanoEstacionaNoLeblonDay é quase um bálsamo para nossas almas doloridas.

Concordo que o nome que eu adotei para a data não é dos melhores: falta a ele a concisão do #BereniceDay, 19 de dezembro, quando os internautas comemoram a famosa entrevista em que a falecida atriz Leila Lopes dizia seguuura, Berenice - outro clássico do panteão dos memes nacionais.

Mas um apelido mais curto não faria justiça à grandiosidade invertida do evento. #CaetanoDay parece o aniversário do compositor; #CaetanoEstacionanteDay omite um detalhe crucial, a localização da vaga. Sem o Leblon, vai-se metade da graça.

Caberia aqui uma reflexão sobre o tempo que gastamos com trivialidades, e como esta energia poderia estar melhor focada em, sei lá, pesquisas de novos combustíveis renováveis.

Mas faz parte da natureza humana bisbilhotar sobre a vida alheia. Mesmo que essa vida seja parecida com a nossa, tão desimportante.

Feliz #CaetanoEstacionaNoLeblonDay para todos, e até a próxima bobagem.

Imagem de Caetano Veloso estacionando carro virou meme
Imagem de Caetano Veloso estacionando carro virou meme - Reprodução


Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias