Tony Goes

Da cenoura ao sanduíche: a curiosa trajetória de Mário Gomes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Era uma vez um país preconceituoso, onde os cigarros mentolados foram lançados e logo retirados do mercado. Espalhou-se que eram coisa de bicha.

Um país tão preconceituoso que, apesar do calor, os carros com teto solar também foram um fracasso de vendas. Espalhou-se que eles eram para motoristas com galhos na cabeça.

Foi neste país que uma notícia falsa divulgada por um jornaleco carioca logo assumiu a proporção de uma tsunami, gerando piadas maldosas durante anos a fio. E isto, muito antes das redes sociais.

Em 1977, o pasquim "Luta Democrática" publicou que o ator Mário Gomes havia dado entrada num pronto-socorro com uma cenoura entalada no ânus. Na época, Mário era simplesmente o galã mais cobiçado do Brasil: seu personagem Dino César era uma das pontas de um triângulo amoroso que incluía Betty Faria e Francisco Cuoco, protagonistas da novela "Duas Vidas" (Globo), de Janete Clair, exibida com sucesso no horário das 20 horas.

Mario Gomes com Betty Faria na novela 'Duas Vidas', em 1976
Mario Gomes com Betty Faria na novela 'Duas Vidas', em 1976 - Reprodução

Apesar de ainda ganhar papéis regularmente em novelas da Globo até 1984, Mário Gomes nunca se tornou o astro que prometia ser. Sua carreira foi atingida por um míssil ainda na decolagem, e jamais recuperou altitude.

Seu último trabalho na emissora foi em "A Favorita", em 2008. Desde então, o ator apareceu na Record e na série "Magnífica 70", da HBO, mas sem maior repercussão. Até que esta semana voltou às manchetes: aos 65 anos de idade e sem convites para atuar, Mário Gomes está vendendo sanduíches na praia da Joatinga, no Rio de Janeiro.

Mário Gomes com Gloria Menezes em 'Guerra dos Sexos", de 1983
Mário Gomes com Gloria Menezes em 'Guerra dos Sexos", de 1983 - Reprodução

A notícia logo se tornou uma das mais lidas da internet, dado o fascínio que o público nutre por celebridades passando por apuros. Mas ainda bem que a imensa maioria dos comentários são elogiosos a Mário, que continua na batalha para pagar suas contas.

Claro que o caso dele não é o único. Ainda mais agora, que a Globo está acabando com os contratos de longa duração, o que não falta são atores desempregados. Alguns pedem trabalho pela internet; muitos buscam alternativas para sobreviver. Como, aliás, milhões de outros brasileiros.

No final das contas, a exposição de sua nova ocupação fará bem a Mário Gomes. Se fizer sol neste fim de semana, a pouco acessível praia da Joatinga estará lotada de gente querendo experimentar os sanduíches do ator. Um capítulo feliz, numa trajetória para lá de acidentada.

O ator Mario Gomes
O ator Mario Gomes - Reprodução



Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias