Tony Goes

Kéfera vai conseguir sobreviver fora da internet?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os fãs de Kéfera Buchmann foram pegos de surpresa. A vlogueira de maior sucesso do Brasil foi ao Snapchat (e não ao YouTube, onde se consagrou) na madrugada de terça-feira (18) para anunciar que vai dar um tempo em seu canal, o 5inco Minutos.

A verdade é que esse tempo já havia começado. Seu último vídeo foi postado há mais de duas semanas. O anterior, um mês atrás. Entre um e outro, só dois clipes referentes a "É Fada!", o primeiro longa-metragem estrelado por Kéfera.

LEIA TAMBÉM:

Kéfera decide dar uma pausa com canal do YouTube: 'Preciso de um tempo de verdade'

Semelhança entre participante do '​X Factor' e Kéfera leva redes sociais à loucura

O filme já é um enorme sucesso. Suas pré-estreias país afora arrastaram multidões de garotas pré-adolescentes. A bilheteria ultrapassou a marca de um milhão de espectadores em apenas duas semanas.

Kéfera já havia provado que seu público a segue fora da internet. Seus dois livros, "Muito Mais que 5inco Minutos" e "Tá Gravando. E Agora?", são tremendos best-sellers.

Mas agora ela parece estar numa encruzilhada. Com quase 24 anos de idade, está cada vez mais distante das meninas de 13 que a idolatram. Seu estilo de vida também mudou: Kéfera agora é uma mulher rica e viajada, com o passe disputado por publicitários e executivos de televisão.

Longe de seu canal no YouTube, ela corre o risco de ser abandonada pelos fãs originais - e substituída por outra vlogueira que fale dos problemas e ansiedades comuns à adolescência. Sobram candidatas ao posto.

Mas Kéfera também pode estar fazendo este movimento na hora certa. Crescendo, partindo para outra antes da maré vazar, explorando novas possibilidades. E evitando o erro de Xuxa, por exemplo, que insistiu no segmento infantil até quando já era tarde demais para mudar.

Kéfera nasceu para as câmeras. Nesse ponto, ela lembra outra figura que também tinha desembaraço e carisma: Hebe Camargo. Mesmo assim, ainda falta à jovem paranaense conquistar a TV. Os dois programas que apresentou —"Zica", na extinta MixTV, e "Coletivation", na MTV— tiveram pouca repercussão.

Convites não faltaram. Kéfera foi chamada para fazer um teste para o "Vídeo Show" (Globo), mas recusou. Recentemente, declarou que está disposta a encarar uma novela. Assim como Mônica Iozzi, diz que prefere ser atriz do que apresentadora.

Mas ainda não está totalmente fora da web. Nos dias 29 e 30 de outubro, Kéfera será uma das principais atrações do DSX - Digital Stars Extreme, um evento em São Paulo que irá reunir os maiores youtubers do Brasil.

E assim, com um pé no mundo analógico e outro no virtual, ela tenta construir uma carreira duradoura. Vamos prestar atenção.

ERRAMOS: O conteúdo desta página foi alterado para refletir o abaixo

Diferente do que foi informado pela coluna, a MixTV não foi extinta. O canal, disponível na TV a cabo, também pode ser visto on line 

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias