Tony Goes

Dudu Camargo e a curiosa relação do SBT com o jornalismo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A estreia de Dudu Camargo no comando do "Primeiro Impacto", o noticiário matinal do SBT, continua repercutindo. Depois de dividir as redes sociais, o apresentador —de apenas 18 anos e aparelho nos dentes agora é alvo do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, que pede que ele seja removido da função por não ser formado em jornalismo.

Não é a primeira vez que a emissora de Silvio Santos se envolve em polêmicas com seus telejornais. Há cerca de um mês, o SBT foi criticado por substituir a exibição de séries americanas nas madrugadas de segunda a quinta por reprises do "Jornal do SBT Noite" —a mesma edição, quatro vezes seguidas.

A novidade durou pouco. Menos de uma semana depois, o canal trocou as reprises pelo "SBT Notícias", ao vivo.

Essa movimentação é típica da emissora. As mudanças na grade são frequentes, e as experiências que não garantem um retorno imediato no Ibope são ceifadas sem choro nem vela.

É o que pode acontecer com Dudu Camargo, que tem apenas uma semana para mostrar serviço na nova função. De qualquer forma, o rapaz já é uma aposta da emissora, que vê nele uma espécie de jovem Luiz Bacci.

Mas sua ida para o "Primeiro Impacto" também é um sintoma da maneira curiosa como o SBT trata seu jornalismo. É quase um transtorno bipolar: ao longo de sua história, o canal misturou programas apelativos como "Aqui e Agora" com nomes de peso indiscutível, como Boris Casoy, Hermano Henning ou Ana Paula Padrão. E o resultado é que jamais conseguiu se firmar como referência na área.

Chamam a atenção os esforços para tornar os noticiários mais leves, até divertidos. Durante a semana, a programação é salpicada por boletins curtíssimos, como se o espectador não tivesse paciência para mais do que alguns minutos de notícias.

Também não faltaram bizarrices, como telejornais pré-gravados (uma temeridade, ainda mais em tempos de internet) ou até mesmo as pernas das apresentadoras Cynthia Benini e Analice Nicolau, transformadas em atração principal da primeira fase do "Notícias Breves".

Por tudo isso, talvez não se deva dar maior importância à chegada de Dudu Camargo ao "Primeiro Impacto". Se ele emplacar, ótimo; se não, com certeza será reaproveitado em algo que exija mais de seus talentos do que o Homem do Saco, o personagem mascarado que encarna no "Fofocando".

E assim, de experiência em experiência, o jornalismo do SBT pode até conquistar números expressivos de audiência. Prestígio, nem tanto.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias