Tony Goes

Famosos como Celulari não escondem mais quando ficam doentes, e isto é ótimo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

 Houve uma época em que nem a palavra era pronunciada. As pessoas trocavam olhares significativos, ou só mexiam a boca sem emitir som. O estigma era tão grande que o câncer parecia ser um defeito moral.

Celebridades adoeciam, e o público só ficava sabendo depois —da cura, ou mesmo da morte. O câncer era mais do que um assunto de foro íntimo. Era algo a ser enfrentado em segredo. Revelá-lo pegava mal.

Os tempos mudaram e a medicina avançou. Hoje alguns famosos compartilham nas redes sociais muito mais do que gostaríamos de saber. Mas um aspecto positivo dessa exposição toda é que o câncer deixou de ser visto como uma "falha de caráter".

Inclusive porque ele não é mais uma condenação automática. Em anos recentes, o cineasta Hector Babenco, o ator Reynaldo Gianecchini e a presidente afastada Dilma Rousseff tiveram linfoma não-Hodgkin. E estão todos aí, firmes e fortes.

Nenhum deles escondeu a doença, o que certamente contribuiu para que ela deixasse de ser tabu. E foi neste contexto que Edson Celulari divulgou pelo Instagram, nesta segunda-feira (20), que também está se tratando do mesmo tipo de câncer linfático.

O ator Edson Celulari, 58, é diagnosticado com câncer
O ator Edson Celulari, 58, é diagnosticado com linfoma não-Hodgkin - Reprodução/Instagram

 Foi o que bastou para o ator receber uma enxurrada de mensagens de apoio. Tive a pachorra de ler várias delas, e respirei aliviado. Encontrei uma única que o acusava de estar querendo aparecer. Ainda tenho fé na humanidade.

E mesmo que a intenção de Celulari fosse se promover —o que obviamente não é— o saldo ainda seria imensamente positivo. Pois atitudes como a dele servem para desmistificar o câncer, e dão força para milhares de pessoas na mesma situação. 

O simples fato de se mostrar careca já merece aplausos. A perda dos cabelos nem é a consequência mais desagradável da quimioterapia, mas faz com que os pacientes sejam identificados por ela. Claro que quem preferir tem todo o direito de usar lenços ou perucas, mas é bacana enfraquecer o simbolismo dessa calvície forçada. 

Sim, os tempos mudaram, mas nem tanto. Se o câncer deixou de ser um palavrão, a AIDS continua problemática. Mesmo com tratamentos que garantem aos soropositivos uma vida praticamente normal, bem poucas celebridades assumem ser portadoras do HIV.

Isto mostra que ainda temos chão pela frente.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias