Tony Goes

Por que as novelas das 19h da Globo têm dado mais audiência do que as das 21h?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os últimos levantamentos do Ibope têm revelado um fenômeno curioso. “Totalmente Demais”, a novela atual da faixa das 19 horas na Globo, está alcançando números mais altos do que “Velho Chico”, a superprodução das 21 horas que estreou com pompa há pouco mais de duas semanas.

Na segunda-feira (28), “Totalmente Demais” alcançou 33,4 pontos na Grande São Paulo, que é a praça onde o mercado publicitário se baseia para definir suas estratégias. Na mesma noite, “Velho Chico” rendeu “apenas” 31,7 pontos - uma cifra respeitabilíssima, maior do que suas antecessoras costumavam dar. Mas quase dois pontos abaixo da trama das 19 horas, onde o custo de veiculação de um comercial é menor.

Na terça (29), a vitória de “Totalmente Demais” foi por um placar mais apertado: 30,4 pontos de média, contra 29,5 de “Velho Chico”, que, no entanto, amargou um terceiro lugar na colocação geral, superada pelos 30,2 que a partida entre Brasil e Paraguai rendeu à emissora.

Incidentes pontuais? Não, se olharmos um pouco mais para trás. “I Love Paraisópolis”, a novela anterior das 19 h na Globo, bateu várias vezes os folhetins das 21 h com quem “competiu”. Mas “Babilônia” e “A Regra do Jogo” (esta, principalmente em seus primeiros meses) tinham problemas intrínsecos, subtramas rejeitadas pelo público e a concorrência feroz de “Os Dez Mandamentos” (Record).

“Velho Chico” não tem nada disso. O novelão à moda antiga de Benedito Ruy Barbosa vem recebendo críticas elogiosas e repercutindo bem nas redes sociais. Mas os números elevados de sua semana de estreia (com picos de até 35 pontos, uma raridade nos dias de hoje) vêm deslizando para baixo.

O que está acontecendo? “Totalmente Demais” é uma novela bacana e divertida, mas não é exatamente um divisor de águas. É até despretensiosa, o que torna sua supremacia um assombro ainda maior.

Só mesmo uma pesquisa séria poderá revelar o que está acontecendo, e se este fenômeno é na verdade uma tendência irresistível. Mas eu vou arriscar uma explicação.

Quem trabalha fora tem chegado em casa cada vez mais tarde. Não é raro sair do trabalho por volta das 20 horas, principalmente nos grandes centros. Isto faz com que o público que está diante da TV antes desse horário seja formado mais por crianças, adolescentes e donas de casa. Quando chega o resto da família, o controle remoto muda de mãos.

Claro que isto é só um palpite, sem a menor base científica. Além do mais, “Velho Chico” está apenas terminando sua primeira fase. Dentro de alguns dias quase todo o elenco será trocado, e a novela meio que recomeçará. Portanto, é cedo demais para um diagnóstico definitivo.

Mas esta inversão de audiência não deixa de ser curiosa. E eu aposto que tem muita gente na Globo preocupada com isto.

 

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias