Tony Goes

Internet recebeu 'A Regra do Jogo' com euforia de jogo da seleção na Copa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Faltava muito para a novela começar e o hashtag #EstreiaARegraDoJogo já subia na coluna de assuntos do momento do Twitter. E não era só lá que a expectativa estava enorme: em todas as redes sociais, parecia que a seleção ia entrar em campo numa Copa do Mundo. A seleção de 1970, bem entendido.

A explicação é simples: muita gente estava carente de uma boa novela da Globo na faixa das 21 horas. O horário mais nobre da televisão brasileira viu não só sua audiência se esvair nos últimos meses, como também seu prestígio. "Babilônia" conseguiu a rara proeza de terminar como um fracasso de público e de crítica, por mais que seus autores se digam "vitoriosos".

'A Regra do Jogo' é assunto mais comentado no Twitter em estreia; veja os melhores memes
'A Regra do Jogo' estreia com menor ibope entre novelas das 21h

A emissora não mediu esforços para lançar "A Regra do Jogo". Começou a veicular chamadas há mais de um mês, dez dias antes do habitual. E pulou a fase de "teasers", com anúncios que intrigam o público sem esclarecer muita coisa. O primeiro "promo" da nova trama de João Emanuel Carneiro já deixou explícito o elenco peso-pesado, mostrando que não estava para brincadeiras.

Aliás, o nome de Carneiro foi citado em todas as peças da campanha, sempre acompanhado por "autor de 'Avenida Brasil'". Compreensível: a trama de 2012 foi o último grande fenômeno da telenovela brasileira, mais pela repercussão do que propriamente pelos números do Ibope.

Tudo isso ajudou a criar o clima, e quase que dava para ouvir os gritos da torcida quando o primeiro capítulo entrou no ar. Ainda no primeiro bloco, duas frases viralizaram instantaneamente: "eu me contento fácil com o melhor", proferida pela trambiqueira Atena (Giovanna Antonelli) e "fui prostituta com muito orgulho", dita por Adisabeba (Susana Vieira). Parecem ter sido escritas explicitamente para que virassem "memes". Viraram.


A internet vibrou com cada reviravolta, a ponto do Twitter ficar fora do ar em São Paulo durante vários minutos. Mas não houve unanimidade: algumas pessoas (poucas, é verdade) criticaram a ausência de uma trama forte e claramente delineada, ao contrário do início de "Avenida Brasil". "A Regra do Jogo" parece ser mais horizontal, mais polifônica, o que não é necessariamente ruim. Mas não lançou um gancho forte como o conflito entre Nina (Débora Falabella) e Carminha (Adriana Esteves).

Também houve quem reclamasse da "caixa cênica", o novo conceito de cenário e câmera que a diretora Amora Mautner desenvolveu a partir dos "reality shows". Não deu para perceber se os atores estavam melhores do que antes, já que todos são ótimos. Mas alguns ângulos "sujos", com sombras ou objetos obscurecendo a visão, causaram bastante estranheza.

Tanto barulho online não se traduziu em audiência. Dados preliminares indicam que a média em São Paulo não passou de 31 pontos, simplesmente a mais baixa de todos os tempos para uma novela dessa faixa na Globo.

Isso não quer dizer muita coisa. "Babilônia" estreou com dois pontos a mais, mas rolou ladeira abaixo. "A Regra do Jogo" marcou um gol mais importante: repercutiu melhor que sua antecessora. Resta ver o que acontecerá nos próximos dias. Essa partida mal começou.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias