Tony Goes

Fernanda Lima foi ingênua ao postar a foto de suas babás

No momento em que eu vi a foto das babás dos filhos de Fernanda Lima, meu coração gelou. Não importa que as moças apareçam felizes e bem-vestidas. Não importa que a apresentadora tenha coberto as duas de elogios. Lá vem bomba!

E veio mesmo. Claro que veio. Se a internet não poupou nem a lancheira da filha de Bela Gil, que só tinha comidas saudáveis, imagine se ia deixar barato uma imagem como esta.

Tony Goes: Fernanda Lima foi ingênua ao postar a foto de suas babás

Fernanda foi imediatamente chamada de "sinhá", com muitos internautas acusando-a de perpetuar nosso passado escravocrata. Teve até quem achasse condescendente o fato dela dizer que suas duas funcionárias comem na mesa com o resto da família.

A resposta de Fernanda a seus críticos foi exemplar. Afinal, ela não é a culpada pelas nossas enormes desigualdades sociais, e muito menos por perpetuá-las.

E se as babás de seus filhos fossem brancas? Ela seria acusada de racismo? Ou então ela nem deveria ter babás, por mais que sua situação financeira o permita?

Fernanda foi é ingênua ao postar a tal foto em seu perfil no Instagram. Hoje em dia, nada passa batido pelo tribunal da internet. A vida dos ricos e famosos, então, é esquadrinhada com lupa. Tudo o que eles têm e nós, simples mortais, não temos, é passível de crítica.

<> Galeria de Imagens
10860
Matéria importada do Spiffy News

Aliás, nós também podemos ter, e mesmo assim iremos criticar. Já teve celebridade apedrejada por mostrar foto do filho numa banheira de espuma em plena crise hídrica. Qualquer coisinha vira ostentação, e, portanto, um alvo permitido.

Aí entramos numa outra seara, que são os limites da privacidade. Antigamente, muitos famosos reclamavam do assédio constante dos paparazzi. Hoje essas queixas diminuíram, porque são os próprios famosos que estão se auto-invadindo.

A necessidade de alimentar suas contas nas redes sociais faz com que muitos exagerem. Exibem os banheiros de suas casas, ou deixam escapar detalhes que deveriam permanecer secretos. A cantora Katy Perry publicou uma foto de seu cão, sem se dar conta que a medalhinha que o animal trazia pendurada na coleira trazia o telefone pessoal dela.

Fernanda quis compartilhar um pedaço importante de sua vida, que são as moças que a ajudam a cuidar de seus filhos. Esqueceu-se que vivemos num país onde a chaga da escravidão ainda está aberta, e que vivemos tempos crispados.

Sim, é chato que a maioria dos patrões seja branca, e que muitos empregados domésticos sejam negros. Também acho uma sacanagem. Mas vou repetir a pergunta que já fiz neste espaço outra vez: para quê agredir quem já está do nosso lado?

Tony Goes

Tony Goes tem 56 anos. Nasceu no Rio de Janeiro, mas vive em São Paulo desde pequeno. Já escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. E atualiza diariamente o blog que leva seu nome: tonygoes.blogspot.com

Final do conteúdo

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias