Tony Goes

Bela Gil aprendeu a usar as polêmicas a seu favor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Acho que todos nós que amamos a cultura pop e frequentamos sites como o "F5" deveríamos agradecer a Gilberto Gil por suas filhas.

Primeiro ele nos brindou com o furacão Preta Gil, que é uma usina incansável de notinhas. Preta registra todos os seus passos no Instagram, e não está nem aí para a saraivada de críticas que recebe por seu corpo ou seu estilo de vida. É um poço de autoestima, e temos muito o que aprender com ela.

No começo do ano passado, outra filha do compositor alcançou notoriedade. Bela Gil estreou "Bela Cozinha" no GNT, que já está na terceira temporada. O segredo da moça para se destacar em meio à enxurrada de programas de culinária que inundou a TV brasileira é simples: ela é uma ardente defensora da comida "natureba".

Com tão pouco tempo de fama, Bela já coleciona alguns episódios folclóricos. Um dos mais comentados foi o infame "churrasco de melancia" —sim, isto mesmo, fatias de melancia grelhadas e temperadas com azeite, sal e pimenta. Os que provaram a receita são unânimes: é horrível.


Há alguns meses, Bela protagonizou outra polêmica nas redes sociais. Ela compartilhou a foto da lancheira de sua filha Flor, repleta de produtos saudáveis: granola, batata-doce, banana da terra. Para beber, só água. Uma dica inofensiva, sem nada de ostentação. Mas muitos internautas se sentiram insultados: "Como assim, ela cuida melhor da filha do que eu dos meus? Que audácia! Vou encher essa menina de doces e lasanhas!".

Foi fácil ficar do lado da apresentadora naquela época. Nesta semana, nem tanto. Bela Gil voltou às manchetes com seu método pouco ortodoxo de escovar os dentes, o pó de cúrcuma. E novamente foi atacada na internet, inclusive por dentistas.

O "F5" testou o pó de cúrcuma, que de fato não é a maravilha curativa propagada pela apresentadora. Mas ela provavelmente não passará a usar as pastas de dente industrializadas. Bela parece ter aquele preconceito bobo contra tudo que é feito pelo homem, mesmo que com sólidas bases científicas. Acha que tudo que é natural é melhor, mais puro, mais elevado espiritualmente. Ora essa, veneno de jararaca também é 100% natural.

A verdade é que Bela Gil, assim como sua irmã Preta, aprendeu a usar a internet em benefício próprio. Ela e dezenas de outras celebridades descobriram que precisam manter um fluxo constante de imagens e informações nas redes sociais para se manter em evidência. E uma controvérsia de vez em quando só faz bem.

Mas o mais admirável das irmãs Gil é a firmeza de suas convicções. Preta está convencida de que é fabulosa, e acaba sendo mesmo. Bela tem uma certeza inabalável em suas preferências alimentares, e seu sorriso contagiante prova que alguma coisa ela está fazendo direito.

Obrigado, Gilberto Gil. Suas filhas deixam o Brasil mais interessante e divertido.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias