Tony Goes

Claro que Boechat se excedeu com Malafaia, e isso é ótimo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A internet brasileira está em chamas desde sexta-feira (19), quando o jornalista Ricardo Boechat ofendeu o pastor Silas Malafaia em seu programa na rádio BandNews FM.

A rusga entre ambos começou alguns dias antes, quando Boechat acusou as igrejas neopentecostais de incitar o ódio contra as outras religiões. Uma menina carioca, que deixava um local de culto afro-brasileiro, foi atingida no domingo retrasado (14) por uma pedrada lançada por dois sujeitos segurando bíblias. Não foi o primeiro incidente desse tipo, nem o mais grave.

Resposta de Ricardo Boechat para Silas Malafaia vira meme na internet; veja galeria

Malafaia, sempre ávido pelos holofotes, tomou as palavras de Boechat como um ataque pessoal a ele próprio, e desafiou o jornalista para um debate. Também o chamou de idiota e falastrão, como costuma fazer com seus detratores —quase sempre incólume.

Crédito: Fotomontagem Ricardo Boechat e Silas Malafaia
Ricardo Boechat e Silas Malafaia

Só que Boechat não deixou barato. Com mais de 60 processos nas costas, o jornalista é conhecido por não ter papas na língua com ninguém, e chamou Malafaia na chincha. Chamou-o de um monte de coisas, e coroou sua diatribe com uma frase que vai entrar para a lista das mais marcantes de 2015: "vai procurar r*, Malafaia".

Foi grosseiro? Claro que foi. Boechat soltou um palavrão ao vivo no rádio, no horário da manhã (não que houvesse muitas crianças ouvindo seu programa, mas vá lá). E ainda insultou um líder religioso, uma categoria especialmente sensível nos tempos que correm.

Mas isto não é necessariamente ruim. Pelo contrário: foi muito bom. Um ato corajoso e até divertido, contra uma figura que está longe de ser unanimidade mesmo entre os evangélicos. Malafaia se porta como se fosse o papa deste segmento, quando na verdade constrange boa parte dos fiéis das outras igrejas com suas incontinências verbais.

O pastor não está numa boa fase. Poucos dias antes, convocou um boicote contra O Boticário, que veiculou um comercial com casais gays para o Dia dos Namorados. O tiro saiu pela culatra: Malafaia só conseguiu dar mais visibilidade à marca, que ainda viu suas vendas crescerem durante o período.

Agora o presidente da Assembleia de Deus Vitória em Cristo deu mais um tiro no próprio pé. Além de levar uma invertida histórica em rede nacional, ainda reagiu da pior maneira possível: disse que vai "engolir" Boechat. Sério, pastor? Vai engolir, depois do jornalista ter mandado você procurar uma r*? Depois não reclame das piadas. E contrate um assessor de imprensa, ontem.

Mesmo pessoas liberais reclamaram das palavras de Boechat. Alguns extremistas desavisados acusaram-no até de ser homofóbico, mas o que importa neste caso é que os termos usados são perfeitamente adequados para ofender alguém como Malafaia.

Outros estão horrorizados com o baixo calão, e preocupados em manter o verniz de polidez que mascara a nossa selvageria cotidiana.

Pois eu já penso o contrário. Sou totalmente a favor de algum destempero no debate verbal, e isto vale para todos os lados. Prefiro um malcriado que me xingue de frente do que alguém que me jogue pedras e depois se faça de inocente. Prefiro viver num país onde as coisas possam ser ditas claramente.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias