Tony Goes

O primeiro Miss Bumbum a gente nunca esquece

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Mas por que os brasileiros são tão obcecados pelo bumbum?"

A apresentadora Daisy Donovan, do Channel Four britânico, queria saber. Ela faz parte de um dos cinco veículos estrangeiros credenciados a cobrir a final do Miss Bumbum, que aconteceu na noite de sexta-feira passada num hotel em São Paulo. Ao perceber que falávamos inglês, chamou seu câmera e engatou numa longa entrevista com a repórter Thais Bilenky e comigo. E de repente eu me vi alçado à condição de especialista na preferência calipígia nacional.

Arrisquei uma explicação histórica: vai ver que a culpa é dos portugueses, que se aproveitavam de suas escravas negras e índias --geralmente muito mais fartas lá atrás do que suas compatriotas da terrinha. Até que faz sentido. Mas, curiosamente, entre as 15 finalistas do certame, não havia uma única moça negra, mulata ou com traços indígenas. Somos racistas até mesmo quando somos machistas.

O que havia era louras, muitas louras, vindas de estados não exatamente célebres por sua colonização escandinava, como o Acre ou o Amapá. Louras de farmácia, claro, e esta nem é a parte mais falsa de seus corpos turbinados.


Com um atraso de mais de uma hora, o evento em si começou com um desfile das candidatas em vestidos de festa. Óbvio que eram todos cavadíssimos, e muitas das beldades ainda se livraram dos excessos de pano para exibir melhor seus atributos. Mesmo assim, percebíamos que não estavam em seu habitat.

Em seguida veio o desfile em biquínis, e aí a coisa mudou de figura. As moças ficaram à vontade para realizar performances ousadas e seduzir os jurados. Cada uma controlava seu próprio tempo na passarela, e algumas entraram e saíram três ou quatro vezes. O DJ precisou cortar a música para mandar uma delas embora.

Pois não basta ser bonita e gostosa: quando todas as rivais também são assim, o que fazer para se destacar? É preciso ter atitude. Algumas não fazem a menor ideia do que seja isto, tanto que desfilaram rápido como se tivessem um táxi esperando-as na porta. Outras, literalmente, deitaram e rolaram.

Minha favorita foi a sergipana Samantha Siara, uma rara morena, dona de uma malícia tipicamente brasileira e de um bumbum pequenino porém perfeito. Samantha perdeu os dois sapatos em cena e foi ao chão, mas levantou-se com garbo e continuou rebolando. Também levantou a plateia.

Mas não foi lembrada quando anunciaram o resultado. O júri realmente levou a sério o nome do concurso, e favoreceu as candidatas com as maiores derrières. Carine Felizardo, uma loura tipicamente paraense, venceu por apenas quatro pontos, e acho que deve muito de sua vitória à coleante coreografia que desenvolveu com as bandeiras do Brasil e de seu estado.

Mas eu achei que a vice-campeã merecia mais. Andressa Urach, de Santa Catarina, talvez seja a mulher mais desinibida de todos os tempos. Combina o físico grandioso de uma deusa nórdica com uma autêntica "star quality". Ficou de quatro na passarela, tascou um beijo de língua na terceira colocada (a paulista Camila Vernaglia) e ainda conteve lágrimas ao receber o cheque gigante que simbolizava seu valioso prêmio de três mil reais. Nasce uma estrela.

"E quando é que vai ter o concurso de Miss Cérebro?", perguntou um jornalista inconformado. Relaxa, colega. O Miss Bumbum é divertidíssimo. Essas garotas não estão sendo enganadas com promessas falsas de emprego na Turquia. Sabem muito bem o que estão fazendo, e fazem bem.

E, pela repercussão mundial que o concurso teve, não somos só nós que sofremos dessa deliciosa obsessão. O Brasil é a bola da vez. Ou melhor, as bolas.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias