Tony Goes

Os Globos de Ouro e a timidez de Ricky Gervais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Há anos que os Globos de Ouro tentam se vender como uma versão mais divertida do Oscar. A premiação da Academia é uma cerimônia super ensaiada, com números musicais elaborados e a pretensão solene de que os vencedores estão entrando para a história.

Já os troféus da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood são entregues durante um jantar, com farta distribuição de álcool e discursos muito mais descontraídos, quando muita coisa costuma dar errado.

Em 2011, a festa dos Globos de Ouro atingiu níveis inéditos de ousadia com o anfitrião Ricky Gervais. O comediante inglês distribuiu insultos a muitas estrelas da plateia. Fez brincadeiras pesadas com a religião de Tom Cruise e o fracasso artístico e comercial de "O Turista", que estava indicado a vários prêmios.

No dia seguinte, a imprensa estava escandalizada: nunca ninguém havia sido tão impertinente com a aristocracia do cinema, e comentava-se que Gervais seria banido de Los Angeles para todo o sempre.

Acontece que a transmissão da cerimônia atingiu ótimos indices de audiência. E, mesmo tendo sido alvo de vários dos disparos de Gervais, a Associação convidou-o novamente para apresentar a festa. Toda a campanha do programa deste ano foi em cima da expectativa de mais escândalos pela frente.

Que, infelizmente, não vieram. Durante os seis minutos de seu monólogo de abertura, Gervais escolheu vítimas fáceis, como a vulgaridade de Kim Kardashian ("acusada" de não ser tão elegante como Kate Middleton - dãã) ou a masculinidade Justin Bieber.

Só Jodie Foster recebeu artilharia pesada. O título original de "Um Novo Despertar", seu último filme como diretora, é "The Beaver", ou "O Castor". Que, em inglês, também é uma gíria chula para o órgão genital feminino. Ricky aproveitou a fama de lésbica que Foster tem e disse que poucos homens até hoje viram o "castor" da atriz. Ela reagiu com humor e ergueu um brinde em frente às câmeras.

O "host" também tentou tirar sarro de Madonna, dizendo que ela não era mais "como uma virgem". A cantora reagiu à piada datada com desenvoltura: respondeu que ele podia fazer alguma coisa a respeito, já que fazia anos que ela não beijava uma garota.

As farpas mais doídas sobraram para a própria Associação e a rede NBC, que amarga um quarto lugar de audiência no ranking americano. Gervais mostrou que continua sem medo de provocar seus empregadores. Mas podia ter ido mais longe com seus colegas. Desapontou quem esperava um banho de lama (tipo eu).

Os prêmios em si também não trouxeram grandes surpresas. Ganharam os favoritos em quase todas as categorias. E os melhores imprevistos foram a falha no teleprompter que obrigou Julianne Moore a ler seu texto em folhas de papel, e a sensacional aparição do cãozinho Uggie, um dos astros do premiado "O Artista", que ofuscou o discuros de agradecimento do produtor do filme.

Foi pouco. Mesmo assim, é provável que Gervais volte em 2013: ele está se tornando "a cara" dos Globos de Ouro. Mas precisa recuperar a sede de sangue do ano passado. Quem sabe, se for deixado sem comer durante alguns dias?

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias