Ricardo Feltrin

Em queda livre no ibope, "Fantástico" deve sofrer nova reforma

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Criação de novos quadros, troca de apresentadores, reportagens mais curtas e voltadas à comunidade. Nenhuma dessas estratégias parece estar funcionando com o "Fantástico", a revista eletrônica da Globo aos domingos.

Há exatos dez anos consecutivos o ibope do programa só faz cair...

Record contrata atriz da Globo para protagonizar sua nova novela
Mulher Moranguinho abandona pílula para engravidar de Naldo
Políciais podem ter adulterado teste alcoólico de Justin Bieber

VEJAMOS...

Em 2003, o programa tinha 36,3 pontos de média na Grande São Paulo (cada ponto agora vale por 65 mil domicílios sintonizados). No ano passado, essa média caiu para 19,2 pontos –a menor desde a estreia do programa em 5 de agosto de 1973.

JÁ SE TENTOU DE TUDO

Matérias de comportamento, entrevistas com famosos, concurso de garotas vestidas com sumários biquínis, até matérias inteligentes de saúde com o famoso médico Drauzio Varella –nada parece fazer reagir o ibope do programa. Vale lembrar que, de todas as atrações da Globo que mantém a liderança em audiência, o que mais corre riscos hoje é justamente o "Fantástico" –ora ameaçado quando Silvio Santos está inspirado, ora quando ocorre uma perigosa aproximação do "Domingo Espetacular" (Record), ora perdendo preciosos pontos para os humoristas do "Pânico na Band".

O programa deve sofrer nova reforma em breve. As propostas de reforma podem incluir novos apresentadores, novos quadros, maior participação do público por meio de votação etc.

MORRENDO ABRAÇADOS

Com a queda de audiência do "Fantástico", quem também está sofrendo é o "Domingo Maior". Desde 2003, a sessão de filmes dominical da Globo perdeu mais da metade de seu público. Em 2003 a média era de 19,.2 pontos. No ano passado, baixou para míseros 8 pontos. O "Domingo Maior" não raro chega a ficar em segundo lugar em audiência –atrás do SBT ou da Record.

Crédito: João Cotta/Divulgação/TV Globo
Renata Vasconcellos e Tadeu Schmidt formam a nova dupla de apresentadores do Fantástico

RAIO X

O principal público da atual edição do "Big Brother Brasil", da Globo, é feminino e sua idade é ampla: vai dos 35 anos de idade a quase 60. E tem gente que diz que, com a idade, as pessoas ficam mais seletivas. Rá!


FOGUETE

Em 2013, o canal pago Discovery foi o que mais cresceu na média geral com todas as faixas etárias. Os outros "filhotes" da família Discovery também foram bem: o Discovery Kids, por exemplo, já é o canal pago mais visto há anos. Para efeitos de comparação, o canal aberto RedeTV! está cerca de cinco posições atrás do Discovery Kids.

PIRATARIA EM ALTA

Dados tratados sob o máximo sigilo apontam que a pirataria de sinal de TV por assinatura cresceu no ano passado. Dos quase 18 milhões de assinantes honestos, há outros cerca de 2 milhões de espertinhos que continuam comprando aquelas caixas de furto de sinal nas mais suspeitas lojas do ramo. Com essas caixas, mais o trabalho atencioso de profissionais desonestos, é possível ter acesso até a canais première, pornôs, de filmes especiais etc.

SEM SOLUÇÃO

A Globo não sabe mais o que fazer com os constantes bate-bocas entre novelistas e atores insatisfeitos com suas falas e seus papéis nas novelas. Uma das queixas mais frequentes é quando um novelista não gosta de determinada atriz ou ator. Aí ele inclui uma fala para outro ator dizer, na novela, aquilo que ele não tem coragem de dizer para o desafeto...

LICENÇA POÉTICA...

Por exemplo, recentemente uma atriz foi chamada durante uma cena de "sua cara de cavalo". Poucas semanas antes dessa cena, conversando com um membro da equipe técnica, o próprio autor disse que não gostava de tal atriz e que ela tinha cara e focinho de cavalo. Vapt-vupt! Dias depois lá estava a ofensa eternizada sob a forma de uma inocente troça em cena dramática.

DOIS LADOS

Mas não são só novelistas que ofendem atores indiretamente. Um famoso caso envolveu um galã de novela que foi flagrado por uma famosa novelista mau humorada (sim, ela mesma) falando mal dela em suas costas. No caso, costas nem foi foi sentido figurado. A novelista estava a menos de um metro do ator, que não a viu, enquanto fazia pesadas críticas à aparência física dela, inclusive a chamando de frustrada com a própria feiura. Depois desse dia, a novelista NUNCA mais dirigiu a palavra ao ator, bem como reduziu seu papel na trama –de principal mocinho a coadjuvante sofredor.

QUER FALAR MAL DE ALGUÉM

Obedeça à regra dos 300 metros, tradicional entre os maledicentes. Só fale mal de alguém se estiver a 300 metros de distância da pessoa.

SOOOOOOOBE

"Só Risos", da Band

O formato de pegadinhas no Brasil se tornou idiota e de mau gosto. Mas esse não é o caso dessa produção canadense, que a Band exibe todas as tardes. Brincadeiras jamais ofensivas, ótimos atores, pegadinhas espertas e bem boladas. Um verdadeiro alívio para a digestão pós-almoço. E sem passar constrangimento. Bem bacana.

DEEEEEEESCE

Justin Bieber

Depois de ser investigado por uso de drogas, o jovem canadense se meteu em um racha automobilístico aparentemente embriagado. Depois de tudo isso, surge sua mãe desesperada pedindo para os fãs rezarem por ele. Minha senhora, como diz uma adaptação de um famoso o ditado bíblico: "quem pariu a criatura que a embale".


[an error occurred while processing this directive]
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias