Ricardo Feltrin

SBT corta custos e ganha porcentagem nos produtos Patati e Patatá

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Foi uma semana agitada e não muito feliz para o empresário Rinaldi Faria e sua dupla de palhaços, Patati e Patatá. Ex-mágico, Rinaldi, como é conhecido, vinha negociando a renovação do contrato de seu produto com o SBT.

A emissora sugeriu que ele aceitasse o esquema "meio a meio" --no qual emissora e artista dividem lucros de publicidade e custos de produção. Estrelas como Ratinho trabalham nesse esquema. O empresário se fez de difícil e não aceitou. O SBT então exigiu receber uma porcentagem dos ganhos nas vendas de 300 produtos licenciados com a marca Patati e Patatá...

DEMOROU

Como demorou para responder, o SBT anunciou "extraoficialmente" que a dupla estava fora da programação, que não precisava mais de seus serviços e que até logo, façam uma boa viagem. Só então caiu a ficha (expressão nascida no tempo dos velhos "orelhões") e Rinaldi decidiu aceitar as condições do SBT e repassar porcentagem de seus ganhos com seus personagens "palhacísticos". Rinaldi teve de praticamente implorar para voltar às negociações.

DANÇOU

Fontes ouvidas por esta coluna dizem que as condições impostas pelo SBT no final das negociações foram bem piores que a inicial, de dividir meio a meio lucros e gastos, uma vez que neste caso o SBT estava abrindo mão de porcentagens sobre produtos. Tarde demais... Agora vão aparecer apenas uma vez por semana, assim como o SBT faz hoje com o Bozo...


PALHAÇADA

Você, leitor atento, e você, leitora bonitona, devem estar se perguntando... Mas, e os palhaços? Esqueçam os palhaços. O salário deles é ínfimo. O motivo? O motivo é que o empresário é dono da marca e paga quanto quiser aos palhaços. Se aceitarem, ok. Se não aceitarem, até logo. Coloca outro artista fazendo o Patati ou o Patatá no ar. É como o Bozo. Não existiu apenas um Bozo. Houve vários... É só pegar uma pessoa com certo biótipo, pintar a cara e fazer palhaçadas. Graças à maquiagem, não há um personagem imutável. Sorte do empresário.

ENXUGAMENTO

Por que Bozo e Patati e Patatá só aparecerão uma vez por semana? Corte de custos por parte da emissora. O SBT licenciou o uso do palhaço Bozo, mas se o utilizasse todo dia ficaria muito caro. Principalmente porque, além de Bozo, há uma grande trupe atrás dele (Vovó Mafalda etc.). Usa-se menos, paga-se menos. Deve ter sido o mesmo princípio que regeu a virtual renovação de Patati e Patatá...

MAAAAAS...

...esse não é o caso de "Chaves" e "Chapolim", cujo acordo que o SBT acertou com a Televisa prevê que a emissora brasileira pode passar quantas e quantas e quantas vezes quiser os capítulos. Por isso quase todos os capítulos aparecem com a imagem literalmente gasta. Já foram exibidos dezenas e até centenas de vezes pelo SBT nas últimas décadas.

SUCESSO EDITORIAL

Crédito: Divulgação
História de Edir Macedo vira livro

Fontes do mercado editorial estimam que Douglas Tavolaro, diretor de jornalismo e autor da segunda biografia de Edir Macedo, "Nada a Perder", sozinho, já faturou cerca de R$ 1,5 milhão com o livro --best seller em todo país que foi lançado. Antes mesmo de sair nos EUA, de 40 mil a 60 mil livros já haviam sido previamente vendidos.

CUSTOS, CUSTOS, CUSTOS

Embora negue, e apesar de seu lucro líquido anual bilionário, a Globo também está discretamente fazendo alguns cortes de custos, inclusive na Central Globo de Produção. Alguns contratos de artistas não devem ser renovados, e jovens talentos, neste momento, têm pouca chance de obter um contrato de longa duração. Em alguns casos, inclusive, a emissora está pagando diárias a artistas, em vez de contratá-los por período, como sempre fez.


SOOOOOBE

"Meus Amigos Monstros", no Gloob e na Cultura

O seriado é um dos melhores, mais engraçados e inteligentes produtos já feitos para a TV. No Brasil, é exibido pelo canal infantil Gloob, da Globo, na TV fechada, e pela TV Cultura (aberta). Coprodução entre Austrália, Reino Unido (BBC) e Nickleodeon, usa a velha fórmula de misturar atores reais com bonecões manipulados. Só que é fora do comum. Tão bom e divertido que pode agradar ao público de qualquer idade. Na Cultura a série foi batizada de "Eu e os Monstros".

DEEEESCE

Band e Indy 300

Que me desculpem os amantes do automobilismo, mas é um paradoxo uma emissora que sempre combateu ataques ao meio ambiente, poluição de todos os tipos e tem entre suas emissoras uma destinada apenas a informar o paulistano como fugir do trânsito (a excelente Sul América FM), patrocinar um evento automobilístico barulhento a ser disputado em ruas da cidade, que precisarão ser bloqueadas. Temos então poluição sonora absurda e ainda ampliação dos problemas de trânsito na cidade. Ok, vão me dizer, mas a competição deve dar um lucro danado para a emissora e traz divisas de visitantes e turistas para a cidade. Ok, mas a que custo ambiental e urbanístico?

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