Veja as apostas das emissoras de TV aberta para o próximo ano
Com a TV paga em disparada no país, devendo chegar a 20 milhões de assinantes provavelmente ainda no primeiro trimestre do ano, as TVs abertas farão grandes investimentos para não perder ainda mais seu valioso público popular.
Remake, reality, game, esporte... Vale tudo para tentar segurar o público, que está cada vez mais arisco e decidido a pagar para ver TV. É verdade que, mesmo na TV paga, os quatro canais mais vistos também são os abertos, mas o grande anunciante ainda está preocupado apenas com sua exposição na TV aberta, e não na fechada.
Veja quais são as grandes apostas de cada emissora no próximo ano:
GLOBO
A volta de Malu Mader às 19h, em "Sangue Bom", o remake de "Saramandaia", a segunda versão do "The Voice", o "BBB 13", a Libertadores e o Campeonato Brasileiro. Eis as prováveis colunas da programação da Globo no próximo ano. A emissora teve em 2012 suas piores audiências mensais (em março e em outubro), mas ainda continua líder com folga: sua média de ibope, tanto no PNT como na Grande SP, é maior que a de todas as concorrentes somadas. Outro ponto a ser levado em consideração é que o preço do anúncio da Globo tem crescido, a despeito de seu menor ibope --inclusive no futebol A causa disso é o que se chama, na publicidade, de "entrega": a emissora, mesmo com ibope menor, tem "entregado", ou dado retorno suficiente aos anunciantes. Isso faz com que eles permaneçam fieis. Outro motivo é o famoso e generoso "bônus" que a emissora dá às agências publicitárias, que faz com essa fidelidade seja, digamos, maior ainda. Outros veículos de comunicação também pagam esse bônus às agências, mas nenhum chega nem ao calcanhar dos valores pagos pela Globo...
MESMO ASSIM...
A emissora sabe que não cabe perder mais terreno. No passado não muito remoto, o ibope da Globo já chegou a ser três vezes maior que o das concorrentes, que, definitivamente, vão comendo pelas beiradas (ao lado da TV paga)
RECORD
A minissérie "José - De Escravo a Governador", os reality shows "A Fazenda" e "Got Talent", o remake de "Dona Xepa" e novos seriados do canal Universal são as fichas da Record para tentar segurar seu público no próximo ano. A verdade é que a emissora é hoje "escrava" de um slogan exagerado e infeliz criado em meados dos anos 90: "A Caminho da Liderança". A ambiciosa proposta original da emissora era de, até 2015, estar disputando o primeiro lugar com a Globo em audiência. Para isso, investiu pesado, inicialmente, em uma imitação da concorrente --especialmente no jornalismo. O fato é que a fórmula não deu certo e, a dois anos do prazo-limite para a "liderança", seu ibope ainda não é nem metade do da poderosa concorrente. Este ano, a Record gastou uma fortuna com a exclusividade das Olimpíadas de Londres (e equipamentos). Fez um ótimo e equilibrado trabalho, mas a falta de conteúdo esportivo a levou a fazer cortes de pessoal e de custo logo após a competição. Para piorar a situação, o concorrente SBT emplacou um inesperado megassucesso de ibope, a novelinha infantil "Carrossel". Isso levou a emissora de Silvio Santos a voltar a brigar pela vice-liderança de ibope --e com muito menos gastos que a Record.
MESMO ASSIM...
A emissora continua dependente do milionário faturamento vindo da Igreja Universal do Reino de Deus. Se por um lado isso traz dinheiro aos cofres da Record, por outro lhe faz perder ainda mais ibope para o SBT durante as madrugadas. Em 2013, cada décimo de audiência será importante.
SBT
Programação infantil, filmes e o remake de "Chiquititas" são os grandes produtos do SBT em 2013, mas a emissora continuará dependendo da criatividade de seu dono, Silvio Santos, para se manter na disputa. Além de continuar sendo um dos maiores ibopes da emissora, Silvio é também uma grande usina de ideias. Sua filha, Patrícia, também é outra aposta que, tudo indica, deu certo. O ibope dela também tem dado alegrias ao pai. No caso de "Chiquititas", produção original argentina, o objetivo é segurar o grande público iinfantil que chegou em massa com o remake de "Carrossel" --e que impulsionou o ibope de toda a emissora no ano, ao ponto de fazê-la voltar a disputar a vice-liderança coma rica Record.
MESMO ASSIM...
O SBT continuará, em 2013, a sofrer os efeitos da crise que abateu o Grupo Silvio Santos após a quebra do banco Pan Americano, no ano passado. Como a emissora não vende horários a terceiros, seguirá dependendo da eficiência de seu departamento comercial para manter a produção e substituir a enorme verba publicitária que empresas do Grupo SS traziam para a própria casa. No próximo ano, o SBT deve continuar sendo assediado por igrejas interessadas em comprar faixas de sua programação. Cabe observar até quando irá resistir. Outras concorrentes, como Band e RedeTV!, já sucumbiram e certamente não se livrarão nunca mais dessa dependência "religiosa-financeira".
BAND
Reality shows, como "Mulheres Ricas" e "Quem Quer Casar com Meu Filho" (com Galisteu); humorísticos como "Pânico" e "CQC"; games e jornalismo com José Luiz Datena, e, principalmente, futebol: a série B do Campeonato Brasileiro e a Copa das Confederações. Eis os produtos mais valiosos da Band para o ano vindouro. A emissora também contará com um pacote de séries e seriados, como "Roma" e "The Walking Dead".
MESMO ASSIM...
A emissora seguirá sua até hoje inglória luta para tentar se aproximar da Record no ibope. Um dos responsáveis pelo insucesso é também responsável pelas maiores verbas da casa, o pastor R.R.Soares, que derruba diariamente o ibope da programação em seu momento mais importante: a faixa nobre. A Band também tem sido assediada pelo interesse de outros grupos empresariais e religiosos, interessados em uma participação acionária. Sabe lá Deus seu futuro (sem trocadilho).
REDETV!
Em termos de programação, seus únicos trunfos são Luciana Gimenez, seu marido, Marcelo Carvalho ("Megasenha") e promessas de investimento em esportes radicais: terá a exclusividade de transmissão dos "X Games". Fora isso não há muito a esperar da emissora de Osasco (Grande SP)
MESMO ASSIM...
Trata-se da emissora aberta mais exposta ao assédio de grupos empresariais e religiosos. Atualmente já vende quase metade de sua programação e não parece ter dinheiro para fazer investimentos em programação no próximo ano. O ano passado e o de 2012 foram marcados pela perda de seu maior faturamento --o "Pânico" (que migrou para a Band)-- e pelo atraso de salários dos funcionários.
SOOOOBE!
"The Voice Brasil"
Foi uma das grandes e boas surpresas da programação da Globo (e da TV) este ano. Já emplacou a segunda versão em 2013.
DEEESCE!
"Máscaras"
Foi decididamente a maior decepção do ano na TV aberta. Um enorme investimento que não deu certo e atrapalhou toda a programação e ambições da Record.
Erramos: Veja as apostas das emissoras de TV aberta para o próximo ano
Comentários
Ver todos os comentários