Renato Kramer

"A Fazenda 4": Rompe o cântaro!

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Sabe o que eu tô achando?", perguntou o ator Thiago Gagliasso ao ex-jogador Dinei momentos antes da realização da prova do fazendeiro. "Que não vai dar Gui, não. Acho que vai dar Joana". E deu Joana na cabeça!

"Rompe o cântaro, Simoninha!", bradava Lilia Cabral entrando em cena na peça "Divinas Palavras", no final da década de setenta - então aluna da Escola de Arte Dramática da USP. Logo após essa fala, a atriz jogava um pote de argila que espatifava no chão. Pois foi essa cena que logo me veio à mente com a "prova da ferradura", que foi realizada ontem em "A Fazenda 4" para eleger o fazendeiro da semana.

Numa cenografia bem planejada, os três participantes tinham que romper vasos de argila dispostos em uma espécie de arquibancada. Quem encontrasse uma ferradura dourada debaixo subia para o andar seguinte. Quem chegasse primeiro ao andar superior seria o vencedor.

Só dependia de sorte. E ela estava com a personal trainer Joana Machado. Por uma tentativa apenas o paraquedista Gui Pádua não conquistou o posto. Monique Evans ficou um andar abaixo dos dois. Resultado: Joana é a nova fazendeira e Gui Pádua e Titia estão na roça.

A volta de Joana para a sede foi comemorada pela maioria dos peões. Só Dinei não demonstrou muita alegria. À tarde ele tinha confidenciado a Thiago Gagliasso: "não vejo a hora dela (Joana) sair. É ela que deixa o ambiente pesado!". E "está tudo gravado", como dizia Anna Markun.

Falando na atriz, tanto ela quanto os outros participantes do programa já eliminados foram lembrados numa brincadeira proposta pela direção. Os peões teriam que fazer imitações de um ou mais elementos que já tivessem saído da fazenda. O primeiro a tentar imitar Anna Markun foi o paraquedista Gui Pádua. "Pelas minhas filhas... tá tudo gravado!", repetia ele numa tentativa vã de lembrar os trejeitos da atriz. Raquel Pacheco deveria escolher a melhor imitação. Valesca Popozuda venceu, imitando com firmeza o belo modelo François.

O apresentador Britto Jr. entrou em cena logo após as fracas imitações elogiando muito o talento humorístico dos participantes. Pareceu mais algo escrito em seu roteiro do que a sua opinião real sobre o quadro. Sugeriu até que Tom Cavalcanti poderia, de repente, convidar alguns deles para fazer parte do seu elenco. Até aí nada muito surpreendente, já que o humorista ultimamente parece ter relaxado um pouco no critério de seleção dos seus colegas de cena.

"Não vai ser mais tolerado o desrespeito com os animais", afirmou enfática a zootecnista para todos os peões reunidos. Foram os deslizes do ator Thiago Gagliasso em relação às cabras que fizeram com que a produção enviasse esse recado. Todos ouviram calados. O único que se manifestou foi o próprio ator, que tentou justificar jocosamente as suas atitudes. A profissional não achou nenhuma graça. Ninguém achou. E só insistiu que todos tenham 'bom senso'.

Por ter sido eleita a melhor imitadora, Valesca ganhou o direito de ouvir por um tempo dez músicas preferidas suas. Por ter vencido um joguinho de dados para mais um 'merchand' no programa, Raquel ganhou uma massagem relaxante.

Lá embaixo, na roça, Titia e Gui Pádua chegaram cheios de gentilezas um para com o outro. "Pode ficar com a cama, gato, eu durmo no chão numa boa", disse Titia com voz meiga. "Não pega bem eu, mais novo, deixar você dormir no chão", respondeu com surpreendente leveza o atleta. Quem te viu quem te vê! Parece que a roça modifica mesmo as pessoas.

"Algum palpite pra essa roça?", perguntou o cantor sertanejo Marlon. "Cara, vou te falar que eu acho que o Gui volta...", respondeu Joana Machado.

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias