Renato Kramer

'A outra opção é bem pior, eu quero ficar muito velha', declara Andréa Beltrão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"O fato de eu estar entrando na velhice me levou a querer tratar desse tema", declarou a diretora de cinema Lúcia Murat, 67, no "Metrópolis" (TV Cultura) da última terça-feira (8).

O filme de Murat, "Em Três Atos", será lançado no Rio e em São Paulo nesta quinta-feira (10). No elenco, Nathalia Timberg, as bailarinas Angel Vianna e Maria Alice Poppe e Andréa Beltrão — as duas últimas também presentes no "Metrópolis".

"Esse filme na verdade é uma grande busca que eu fiz por como tratar esse tema", esclareceu a diretora. "Foi um resultado muito interessante e muito surpreendente, porque ele saiu muito mais lírico e poético do que eu achava inicialmente".

O filme acompanha dois momentos da vida da filósofa Simone de Beauvoir: aos 50 anos (Andréa Beltrão), baseado no texto "Uma Morte Muito Doce", e aos 80 (Nathalia Timberg), inspirado em "A Velhice". As bailarinas (Angel e Maria Alice) aparecem para demonstrar visualmente as questões do corpo, coreografadas por João Saldanha.

"Como foi pra você falar sobre velhice, falar sobre morte?", perguntou o apresentador para Beltrão. "Foi bonito, foi uma experiência bonita, porque falar sobre a morte da mãe foi emocionante porque ainda não vivi isso, e espero que não viva tão cedo! São textos lindos, são trechos bem literários que não foram adaptados, são exatamente como estão escritos", respondeu a atriz.

"O grande desafio dessa parte era exatamente isso, porque eram textos literários. E pra realização disso, Andréa me ajudou muito, porque foi um trabalho em conjunto pra gente conseguir fazer com que esses textos ficassem densos e bonitos numa interpretação oral", explica Murat.

Quanto a sua participação, dançando ao lado de Angel Vianna, que estava com 85 anos quando da realização do filme, Maria Alice acredita que é uma demonstração de que a gente pode dançar até quando a gente quiser. "É uma questão pra dança, que tem uma mentalidade de que o bailarino com 40 anos já se aposenta e não pode mais dançar. Isso foi mudando ao longo do tempo e a Angel traz isso, ela quer estar em cena", diz a bailarina.

"Andréa, você está preparada para envelhecer?", perguntou Cunha Jr. "Eu estou", respondeu Beltrão rindo. "Como você está se preparando?". "Eu não estou me preparando", retrucou a atriz um tanto tímida. "Você não quer pensar nisso?", insistiu o apresentador. "Eu não!", respondeu a atriz, e brinca: "Quando eu crescer eu quero envelhecer. Eu quero ser uma atriz velha e bacana! Como a Nathalia, a Fernanda (Montenegro), a Angel... São minhas musas!".

E Andréa Beltrão concluiu: "A outra opção é bem pior, eu quero ficar muito velha!".

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias