Renato Kramer

Biografia de Ângela Maria e novo CD de Vanusa agitam o Teatro Eva Herz

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Neste sábado (17), às 13h, terá início um talk show com a cantora Ângela Maria no Teatro Eva Herz (Conjunto Nacional - SP). A partir das 14h30, a cantora e o autor (Rodrigo Faour) de sua biografia autorizada "Ângela Maria - A Eterna Cantora do Brasil" (Editora Record), darão início à sessão de autógrafos.

Na segunda-feira próxima (19) será a vez da cantora Vanusa lançar o seu mais recente trabalho: "Vanusa Santos Flores". A noite de autógrafos será no piso do mesmo Teatro Eva Herz da Livraria Cultura, a partir das 19h.

Para breve, mas ainda sem data definida, já está sendo anunciado também o lançamento da biografia do apresentador Amaury Jr —"Minha Vida É Uma Festa"—, com autoria do jornalista Bruno Meier (Veja). Mas a "biografia autorizada" de Amaury parece estar dando pano pra manga, e, no final das contas, pode passar a ser "não autorizada" facilmente se houver alguma surpresa desagradável para o biografado.

É o próprio Amaury quem declara: "Eu assinei um contrato com a editora não só para fornecer dados, como para também para estar presente nas muitas noites de autógrafos que vão se suceder", explica. "Acontece que eu comecei a brigar com o Bruno Meier (autor) porque eles não querem deixar eu ler a biografia!", queixa-se o apresentador.

"Eu falei pra ele (Meier): não tem censura, prometo não cortar nada —apenas não está escrito no contrato que eu tenho o direito de ler, mas também não está escrito que eu não possa ler", argumenta Amaury. E acrescenta: "Então eu quero ler pra ver se o que eu falei foi bem absorvido pela sua pena, que é brilhante, Bruno Meier!", mandou seu recado.

O apresentador confessa que estão convivendo harmoniosamente ele e o autor, mas que está chateado: "Eu queria ler! Fui eu que ditei a maioria das coisas". Mas manda outro recadinho bem objetivo para Meier: "Mas também tem uma coisa. Eu falei pra ele: Bruno, vamos conviver pacificamente, vamos fazer desse livro um sucesso —pra mim tem tudo a ver, só que se sair no livro algo que não corresponda à verdade ou que venha macular a imagem deste apresentador, eu vou pra justiça!, deixa bem claro o apresentador.

"Assim diz a nova lei das biografias não autorizadas. A minha é uma biografia autorizada e não autorizada, um 'imbróglio'!"

A repórter Denise Severo, que até então defendia abertamente que o apresentador não deveria mesmo ter acesso à biografia antes do lançamento, titubeou ao ouvi-lo declarar de repente: "Ele descobriu algumas coisas nossas, por exemplo!". "Nossas, como assim?", quis saber Denise, "fale melhor". "Eu não sei, ele não deixa eu ler!", reforçou Amaury.

Denise parecia um tanto incomodada e pedia: "Explica um pouco melhor isso". "Eu não estou explicando nada", retrucou o apresentador. "Ele pode ter feito elações, ter colocado lá...", ia dizendo Amaury, quando Denise se apressou em ajuntar: "das tuas brincadeiras, por exemplo". "Por exemplo, mas ele pode não ter interpretado como brincadeiras!", replicou Amaury.

E o apresentador coloca ainda que Bruno Meier argumenta que biografia que o biografado lê antes pressupõe que ele vai trabalhar para tirar coisas que o incomodem, etc.. "Se te incomodasse tu mexerias?, perguntou Severo. "Se incomodasse pessoas que eu gosto e que estejam envolvidas em alguma coisa eu diria pra ele corrigir a mentira —não é mentira o termo, mas ele não pode se equivocar", preocupa-se o biografado de "Minha Vida É Uma Festa".

Para encerrar, Amaury Jr. solta as defesas e exclama: "Bruno Meier, faz o que você quiser com a biografia!". E arremata: "Bruno, te amo de paixão, mas não me sacaneia!".

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias