Renato Kramer

'Diziam que não iam entender nosso humor', diz Fábio Porchat sobre o 'Porta'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Adoro ir ao médico. Eu sou a única pessoa que quando falam: 'Ih, tem que operar!' Eu digo: 'Que maravilha!'", confessou o humorista Fábio Porchat no "Luciana By Night" (RedeTV) desta terça-feira (28).

Em destaque no bate papo da noite, o sucesso do "Porta dos Fundos". "O legal do 'Porta' é que a gente sacaneia os outros mas sacaneia a gente mesmo também. Não é só jogar pedra nos outros, é jogar em você também. O legal é isso: rir de si mesmo e rir de todo o mundo", declarou.

Luciana Gimenez se confessou fã do portal e especialmente do badalado quadro "Judith", realizado por Porchat. "Esse foi o primeiro de todos!", ressaltou o comediante. A apresentadora quis saber como tudo começou.

"Éramos cinco amigos que nos admirávamos muito —a gente gostava muito um do outro, do que o outro fazia—, e a gente queria fazer um tipo de humor que a televisão dizia que não era popular. Diziam que as pessoas não iam entender esse tipo de humor, que não era assim, que não dava Ibope", lembrou.

"Aí, já que não dava para a gente fazer na televisão do jeito que a gente queria fazer, fomos fazer na internet. Só que a gente não fez de qualquer jeito: fizemos uma empresa mesmo, resolvemos lançar vídeos toda segunda e quinta. Organizamos, formatamos, começamos a escrever."

"Tínhamos já algum material, mas no começo ia na raça, com coisa emprestada e tudo. Foi para o ar, a gente achava que ia dar certo, mas não certo em tão pouco tempo. Em dois anos de 'Porta dos Fundos', a gente tem mais de um bilhão de acessos!", comemorou Porchat.


"Virou livro, né?", comentou Luciana. "Virou livro, DVD, camiseta, boton... a gente foi tomando conta! E a gente vende tudo pelo site", anunciou o humorista, que resolveu mudar de vida no dia em que foi assistir ao "Programa do Jô" (Globo) com a turma da faculdade e conseguiu a oportunidade de ir lá na frente dizer um pequeno texto seu.

Ele conta: "Decidi mudar de vida ali, ir para o Rio ser ator. Mas não aconteceu nada comigo naquele dia, profissionalmente nada. Eu fui para o Rio, entrei na CAL [Casa das Artes Laranjeiras]. Me formei três anos depois, fiz um ano de teatro e só aí é que eu fui chamado para a televisão. Tem gente que acha que nesse dia do Jô eu já estourei".

No telão aparecem trechos do episódio citado. "Eu tinha 18 anos ali, o Jô foi muito bacana comigo. Sou eternamente grato a ele, que é uma pessoa maravilhosa. Ali foi que eu decidi o que eu queria fazer da minha vida. Um mês depois eu estava no Rio, matriculado na escola de teatro, escrevendo como um louco", lembrou o comediante, que logo em seguida se tornou roteirista de humor na Globo, onde permaneceu por 8 anos.

Porchat comentou também sobre o quanto curtiu dublar o Olaf do filme "Frozen": "Mas é dificílimo dublar, porque você tem que interpretar, você tem que dublar... tem que caber a palavra na boca do personagem, tem que falar frase a frase". "Nem parece a tua voz, você mudou totalmente!", observou a apresentadora.

No improviso, o comediante dubla com humor cenas de "O Poderoso Chefão", "O Exorcista" e "Uma Linda Mulher". Luciana se divertiu e elogiou o desprendimento do ator: "Muito bom. Realmente esse aqui é pau para toda obra!".

Na sequência ele participou da "dança das três pernas" —quadro em que o convidado e a apresentadora se juntam numa mesma calça e têm que realizar passos de dança sorteados. Porchat e Luciana dançaram desde a dança do quadrado, o 'gangnam style', o 'melô do piripiri', a dança do bumbum até o clássico cancan francês. Muito divertido, ambos acabaram no chão.

"Parabéns, viu? Você é um talento incrível, a gente estava esperando um tempão para te trazer aqui. Você é inspirador. Fábio Porchat, obrigada, adorei!", se despediu Luciana Gimenez.

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias