Renato Kramer

'A gente tem que entender que são pessoas normais', diz Rainer Cadete sobre homossexuais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Obrigado, Serginho, pelo convite. Assisto o seu programa desde criança, é uma emoção muito grande estar aqui!", declarou o ator Rainer Cadete —o Visky de "Verdades Secretas", no "Altas Horas" (Globo) do último sábado (11).

Serginho Groisman começou elogiando o trabalho do ator na novela e questionou logo de cara: "Você consegue incorporar, desincorporar, incorporar e desincorporar?". "Essa é a ideia!", respondeu o ator sorridente.

E acrescentou: "Consigo, sim, consigo. Vamos ver hoje, se eu consigo me comportar nessa entrevista, se o Visky não vir aqui tomar conta!", retrucou Cadete. "Tomara que não!", replicou Serginho. "Tomara que não, melhor que o Rainer seja conhecido por todos", concluiu Rainer.


O apresentador quis saber então como e quando o ator aprendeu a usar o salto alto. "Eu fiz muitas aulas – eu sou meio 'CDF' assim, eu estudo muito. Peguei dois professores de passarela e depois ainda fiz aula de 'stiletto' que é um estilo de dança em cima do salto alto que aflora a feminilidade. É a dança que a Beyoncé apresenta. Muitas e muitas aulas me deixaram confiante no salto, hoje em dia eu até sambo", declarou Cadete, implorando que Serginho não lhe pedisse para sambar.

"Sambar não, mas salto alto talvez", avisou o apresentador e, mudando completamente de assunto perguntou para o ator quem ele considera o seu 'parça', seu 'irmãozão'. "Meu filho Pietro", respondeu Cadete de imediato. "Eu fui pai aos 19 anos, foi uma coisa que mudou muito a minha vida. Fiquei com a mãe dele durante 6 anos, ela é atriz e bailarina – e ele é o fruto do nosso amor, é a coisa mais linda da minha vida!", declara Rainer já emocionado. "Dá vontade de chorar quando eu falo dele".

"Você falou pra ele sobre o papel que você ia fazer?", indagou Groisman. "Eu falei pra ele: olha, papai vai fazer um personagem que é uma 'menininha', bem efeminado, anda de salto alto. Ele já me respondeu na lata assim: oque é que tem, papai? Eu não tenho preconceito! E eu não tinha mais o que falar, né? Eu só fiquei admirado com aquele serzinho com 8 anos de idade que não tem preconceito – uma pessoa que aceita as diferenças naquela idade", confessa Cadete.

E argumenta: "Eu acredito que as crianças nascem puras e vão se corrompendo na medida que vai passando o tempo com essas coisas que a sociedade impõe. E eu acho muito errado, a gente tem que acabar com esse ódio: ódio contra religião, racismo, sexismo, ódio contra mulheres – e agora tá na moda esse ódio contra os homossexuais".

E Rainer Cadete, o carismático Visky de "Verdades Secretas" que deve ficar na telinha até o próximo mês de setembro, deu a sua opinião enfática sobre o tema: "Eu acredito que não tem nada de errado nisso, a gente precisa acabar com esse ódio – a gente tem que entender que são pessoas normais, que são pessoas que merecem amar também, que merecem respeito e o seu espaço no mundo".

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias