Renato Kramer

'O Sucesso A Qualquer Preço' expõe em cena a ganância do ser humano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A peça "O Sucesso A Qualquer Preço" (Glengarry Glen Ross), de David Mamet, atualmente em cartaz no Teatro Vivo (SP), tem um currículo invejável.

Em 1984 Mamet foi agraciado com o Prêmio Pulitzer com a sua peça, que em 1992 teve uma versão para o cinema com nada mais e nada menos que Jack Lemmon, Al Pacino, Alec Baldwin, Ed Harris e Kevin Spacey no elenco. Sucesso.

Já em 2012, assumindo o papel (Shelley Levene) que Lemmon fizera no filme, o excelente Pacino montou a peça na Broadway e arrebatou crítica e público.

Ambientada na Nova York dos anos 70, a história se desenvolve em uma acirrada disputa entre corretores de imóveis que não medem esforços para alcançar as suas metas de vendas – nem que para isso seja necessário puxar o tapete do colega ou até mesmo ludibriar pessoas de boa fé.

O texto é hipnótico, os diálogos exatos e cheios de um ritmo frenético.

A direção de Alexandre Reinecke é precisa e cristalina. Os atores não dão um passo desnecessário durante todo o espetáculo. A luz de Fran Barros junto à cenografia e os figurinos sempre corretos de Fábio Namatame criam o universo perfeito para a ação.

Tarefa 'hercúlea' para um ator realizar um personagem que já fora feito por Jack Lemmon e pelo brilhante Al Pacino, Norival Rizzo está perfeito em seu Shelley Levene. Em todo o seu diálogo inicial, quase monólogo na verdade, com o arrogante John Williamson (André Garolli), Rizzo já ganha a plateia com o seu discurso enfático —ora se fazendo de vítima por estar envelhecendo e perdendo oportunidades, ora demonstrando soberba por achar-se o melhor funcionário da empresa.

O personagem de Garolli, ao contrário de Levene que fala sem parar, ganha ao saber escutar com permanente atenção e intensidade —tanto o desabafo inicial do colega quanto os diversos xingamentos e as constantes cobranças que os desesperados corretores fazem ao seu desconfortável Williamson.

O elenco inteiro, que conta ainda com Renato Caldas, Alexandre Freitas, Dídio Perini e Marcos Daud —esse último também tradutor da peça, se mostra em perfeita sintonia. O que é essencial no espetáculo, que depende totalmente do entrosamento dos atores e do ritmo alucinante dos seus diálogos.

Impossível não destacar o brilhante trabalho do ator Marco Pigossi que vive o ardiloso Ricky Roma – vivido por Al Pacino no cinema. Destaque na televisão desde que brilhou na novela "Caras e Bocas" (2009), quando ganhou o Prêmio de Ator Revelação, a sua mais recente participação na telinha foi como o protagonista de "Boogie Oogie" (2013).

Pigossi faz um Roma elegante, sedutor e cheio de lábia – por isso mesmo uma verdadeira 'cobra', que não titubeia em passar por cima de quem quer que seja para manter-se no topo. Como se diz no popular, o Roma de Pigossi venderia até gelo para esquimó! Excelente.

"O Sucesso A Qualquer Preço" está em cartaz no Teatro Vivo (SP) até 6 de setembro.

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias