Renato Kramer

Virada Cultural encerra a comemoração dos 50 anos da Jovem Guarda com chave de ouro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Palco São João da Virada Cultural de São Paulo encerra neste domingo (21) as comemorações dos "50 anos de Jovem Guarda" com um time de primeira linha.

Às 10 horas da manhã sobe ao palco para embalar a "Festa de Arromba" um dos responsáveis pelo que se tornou o maior movimento musical pop do Brasil, a Jovem Guarda: ele, o amigo de fé e irmão camarada do rei Roberto Carlos, o Gigante Gentil ou simplesmente o Tremendão Erasmo Carlos.

Incontáveis sucessos compostos por Erasmo e Roberto formam o imenso acervo romântico da Jovem Guarda. "Canções usavam formas simples pra falar de amor", dizem os dois pilares da Jovem Guarda na canção que relembra carinhosamente as "Jovens Tardes de Domingo", quando então acontecia o programa homônimo no antigo Teatro Record Consolação (1965).

Ao meio-dia é a vez de curtir a onda do "iê, iê, iê" brasileiro em dose dupla: toda a doçura da princesinha da Jovem Guarda – o 'queijinho de Minas' Martinha e a voz marcante e a interpretação intensa de Vanusa.

Se preciso fosse resumir em apenas um grande feito a carreira dessas duas grandes artistas, poder-se-ia dizer: Martinha compôs e gravou uma das mais belas canções que caracterizam o movimento jovem dos anos 60: "Eu Daria A Minha Vida" – também gravada por Roberto Carlos. Vanusa, depois de dizer a que veio com a sua inesquecível interpretação de "Pra Nunca Mais Chorar" (Carlos Imperial/Eduardo Araújo), anos mais tarde compôs e gravou uma joia rara: "Manhãs de Setembro". Precisa mais? Mas ainda tem muito mais!

Às 14 horas entra em cena o grupo vocal que ganhou merecido destaque no cenário artístico brasileiro com a sua qualidade vocal em seus incontáveis sucessos, como "Alguém Na Multidão", "Pensando Nela", "Fumacê", "Cabeção", entre tantos outros: os impecáveis Golden Boys.

Na sequência, às 16 horas, chega a vez da rainha. Sim, porque se a Jovem Guarda tem um rei, Roberto Carlos, tem também uma rainha: Wanderléa. A Ternurinha, que ao lado do maninho Roberto e do tremendão Erasmo, fazia a plateia das jovens tardes de domingo chegar ao delírio.

Carisma, timbre delicioso, jeitinho matreiro de cantar e se apresentar, sempre com passinhos de dança graciosos, a eterna musa da Jovem Guarda é aguardada com especial frenesi por parte da sua legião de fãs que a acompanham desde sempre. E Wanderléa comprova a máxima que diz: "quem é rainha, nunca perde a majestade"!

Encerrando os trabalhos, às 18 horas, vem a banda que acompanhava os cantores ao vivo no programa Jovem Guarda: "The Jordans" – e eles trazem convidados especiais: Carlos Gonzaga (Diana, Oh! Carol), Demetrius (Ritmo da Chuva, Não Presto Mas Eu Te Amo), Prini Lorez (Perfídia, La Bamba) e a italianíssima 'mascotinha da Jovem Guarda' Enza Flori. Vai perder?


Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias