Renato Kramer

Estreia do 'Saia Justa masculino' mostra inteligência, ironia fina e bom humor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Estreou esta semana o "Papo de Segunda" (GNT) —uma espécie de "Saia Justa" (GNT) masculino, aos cuidados do apresentador Marcelo Tas, do jornalista Xico Sá, do cantor Léo Jaime e do comediante do "Porta dos Fundos" João Vicente.

Com muita desenvoltura e bastante humor, os apresentadores demonstraram muita afinidade e jogo de cintura no bate papo informal do programa de estreia. Mesmo quando divergiam, sabiam como manter suas opiniões acatando a do outro.

Entre os diversos assuntos, o "muquiranismo no amor" —como determinou Tas, foi pauta obrigatória pela proximidade do "dia dos namorados".

"Não ligar no dia seguinte, enrolar para responder no 'whatsapp' fingindo desinteresse, esperar dois meses para dizer eu te amo —esses mandamentos de conquista estão a serviço do amor?", questionou Tas. "Tudo bem que não dá pra dizer eu te amo em suruba, mas também...", ia dizendo Sá quando Léo Jaime interferiu: "Por que não? Claro que dá!". Todos riram muito.

João Vicente aproveitou o ensejo e fez uma piadinha safada quando Marcelo lhe perguntou olhando nos seus olhos: "Eu te amo —você fala? É um assunto que deve se falar todo o dia?". "Sim, o amor é pra gastar, claro! Eu acho que a responsabilidade do 'eu te amo' existe, você não vai falar isso para uma pessoa que você não ama", respondeu João.

Crédito: Reprodução/GNT O "Papo de Segunda", programa ao vivo comandado por Marcelo Tas
O "Papo de Segunda", programa ao vivo comandado por Marcelo Tas

E acrescentou: "Agora, eu acho que o 'amor' as vezes é colocado num patamar exagerado: ai, calma, não pode falar eu te amo porque ela vai ter medo! Se ele ou ela tiverem medo, é uma seleção natural que está acontecendo ali", declarou o ator, que terminou recentemente um relacionamento de dois anos com a apresentadora Sabrina Sato.

"Eu falo dos meus sentimentos abertamente, não tenho pudor nenhum", confessou Léo Jaime. "O que eu evito de falar são as coisas desagradáveis, e mesmo assim as vezes não consigo evitar. Mas eu acho que é melhor dar uma filtrada no ódio e liberar o amor —deve-se fazer inclusive a dança da salamandra doida", acrescenta.

"A dança do acasalamento eu acho que a gente tem que fazer", concorda João Vicente, "o jogo do amor é válido, mas não o 'joguinho'. Manter o charme, preparar o ambiente... Encontrar caminhos que não a trilha". Todos se espantam com a poesia do comediante. "O primeiro grande mantra desse programa", decretou Xico Sá.

"Encontrar caminhos que não a trilha", repetiu Marcelo Tas estupefato. "Um menino tão jovem já tão experiente", observou o eterno Professor Tibúrcio. "Grande sabedoria!", salientou Sá. "Mulher gosta de uma surpresa —ô bicho pra gostar de uma surpresa!", lembrou o jornalista. "Homem também!", ressaltou João Vicente.

Léo Jaime então foi fundo: "As três coisas fundamentais da vida de uma pessoa são: o pai, a mãe e a novidade! A novidade é importantíssima!". Na sequência, Tas lê ao vivo perguntas e observações feitas pelo público através do Twitter.

E se a intenção era conseguir o clima de um papo solto na sala da casa de velhos amigos, o programa alcançou de cara o seu objetivo. Inteligência, ironia fina, credibilidade e bom humor são ingredientes que podem fazer do "Papo de Segunda" uma deliciosa opção de entretenimento.

"Amor não se sonega, tudo a declarar", encerrou Marcelo Tas citando o final de uma crônica de Xico Sá, enquanto ao fundo se ouvia Pepeu Gomes cantando: "ser um homem feminino não fere o meu lado masculino" (Masculino e Feminino). O programa de estreia de "Papo de Segunda" reprisou nesta terça-feira (9) —mas vai ao ar ao vivo todas as segundas às 22h, no canal GNT. Vale conferir.

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias