Renato Kramer

'Após uma certa idade, a mídia nos ignora', diz Jane Fonda, aos 77

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Ela é uma lenda de Hollywood, com 2 Oscars, 7 Globos de Ouro e uma série nova chamada 'Grace and Frankie'. Senhoras e senhores, Jane Fonda!". Foi assim que a apresentadora do 'The Ellen Degeneres Show' chamou ao palco a sua convidada especial desta quinta-feira (21).

Arrebatadoramente elegante e jovial, entra em cena a atriz que encantou o mundo com a sua "Barbarella" (1968), dirigida pelo seu primeiro marido, o cineasta francês Roger Vadim, magra, linda e loura no salto 7, do alto dos seus 77 anos de idade.

Ellen pediu que a estrela contasse a todos do que estava gargalhando em uma foto recente que saíra do evento Correspondentes da Casa Branca: ela entre o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a primeira-dama, Michelle. "Eu não me lembro. Mas ele [Obama] estava muito engraçado naquela noite", confessou Jane.

Sobre a nova série, na qual trabalha novamente ao lado de Lily Tomlin, com quem fez o grande sucesso de bilheteria "Como Eliminar Seu Chefe" (1980), a apresentadora quis saber porque demoraram tanto tempo para voltar a trabalharem juntas.

"Nós continuamos amigas por todos esses anos e é incrível poder trabalhar com ela de novo", declarou a protagonista de "Klute, O Passado Condena" (1971), com o qual ganhou o seu primeiro Oscar de Melhor Atriz.

E a atriz desabafou: "Há tempos eu queria fazer uma série. Eu queria representar as mulheres de idade, pois somos excluídas. Após uma certa idade, a mídia nos ignora. Eu queria mudar isso".


"Aí Marta Kauffman e Howard Morris, uma das criadoras de 'Friends', tiveram essa ideia de contar a história de duas mulheres largadas pelos maridos que estão apaixonados e querem se casar", contou Jane, que conquistou seu segundo Oscar com "Amargo Regresso" (1978).

"E há uma cena de beijo romântico na série. Como foi isso pra você?", perguntou Ellen. "Sabe de uma coisa? Eu não beijava nas telas há 15 anos. Eu larguei o 'show biz' por 15 anos e se alguém tivesse me dito que aos 77 anos eu estaria de volta em uma série de internet... Nem é TV! Você pode ver a temporada toda em 6 horas. E que eu teria o meu primeiro beijo após 15 anos, aos 77, eu diria: 'Você está maluco! Mas foi divertido!'", comentou a atriz, que trabalhou ao lado das divas Ava Gardner e Elizabeth Taylor em "O Pássaro Azul" (1976).

"A lição para mim é que nunca sabemos o que o futuro nos reserva. Nunca achei que eu voltaria a atuar, quanto mais beijar nas telas, e veja só!", confidenciou.

"Quero falar sobre a sua 60ª reunião de turma da escola", interceptou a apresentadora. "Sim, foi recente", disse Jane. "Quantos apareceram?". "Quatro, sendo que uma com balão de oxigênio", contou a estrela em tom divertido. "Mas você se cuida. A maioria não está assim aos 77 anos, você se cuida muito bem", observou Ellen.

"É, e a atitude também conta. Mantenha-se curiosa. Isso nos mantém jovens", deu a dica a atriz, que em 1977 recebeu a sua terceira indicação ao Oscar protagonizando o filme "Julia".

Para encerrar, a lendária atriz ainda participou de um rápido jogo de perguntas e respostas que devem ser "Já ou Nunca". "Já beijei alguém com a metade da minha idade". Jane responde sem titubear: "Já". "Já peguei alguém no banheiro de uma festa". "Já", respondeu ligeirinho. "Já transei em um avião". E o "já" veio ainda mais rápido. E Jane fez questão de explicar que foi no jato particular do seu terceiro marido. A plateia delirou.

"Já fiquei bêbada antes das 12h". "Nunca", finalmente apareceu. "Eu já roubei algo". Jane fica pensativa, mas resolve assumir: "Já". E conta que aos 14 anos de idade roubou uma anágua em uma loja de departamentos, saiu da loja com ela vestida por debaixo da sua saia. "Eu nunca tinha contado isso", confessou uma das maiores estrelas de cinema de todos os tempos.

A primeira temporada da série "Grace and Frankie" já está disponível na internet.

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias