Renato Kramer

Após casal gay em 'Babilônia', Selma Egrei e Joana Fomm dão show em 'Os Experientes'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Normalmente as pessoas acham que, quando se chega a uma certa idade, o mais importante da vida já aconteceu. É o caso de Francisca (Selma Egrei), por exemplo. Nem ela imaginava que a vida tinha guardado o melhor para o final", anunciou o locutor na abertura do episódio final de "Os Experientes" (Globo) que foi ao ar na última sexta-feira (1º).

"Folhas de Outono", de Marcio Alemão Delgado, ao som da canção homônima de Nat King Cole ("Autumn Leaves"), fechou a temporada da série com chave de ouro.

Francisca perde o marido depois de 45 anos de casada. A filha Neide (Silvia Lourenço) tenta apoiá-la, enquanto o filho Daniel (Eucir de Souza) cobra um luto maior. "Desculpa, meu filho, mas você não tem o menor direito de julgar a maneira que eu decidi lidar com a minha dor", defende-se Francisca.

Mas nem ela faz ideia do quão rapidamente a sua dor será transformada pela maneira radical como a sua vizinha Maria Helena (a excelente Joana Fomm) vai entrar em sua vida.

Em conversa com a amiga Mary (Anamaria Barreto), Francisca reflete sobre os seus 45 anos de casada: "Nos últimos cinco eu fui enfermeira dele. Nos primeiros 15 anos eu fui babá e motorista das crianças. E esses 25 anos que sobraram, onde é que eu estava? Eu não sei".

Crédito: Zé Paulo Cardeal/Globo Francisca (Selma Egrei) em cena de "Os Experientes", exibido na Globo
Francisca (Selma Egrei) em cena de "Os Experientes", exibido na Globo

Em seguida Francisca encontra cartas da amante do marido entre os seus livros: Vera Lúcia (Clarisse Abujamra), uma "amiga" que frequentava a casa da família há anos. Decepção é pouco. É quando ela ouve a suave e melodiosa voz de Nat King Cole que vem do apartamento ao lado.

Francisca segue a música e chega na porta da vizinha Maria Helena, que acabara de perder a mãe. Ela a recebe e acolhe carinhosamente, e daí, muito delicada e naturalmente, nasce uma relação afetiva intensa que, ao mesmo tempo, assusta e encanta as duas mulheres maduras.

Num delírio febril, Francisca pede para Maria Helena ficar com ela. "O nosso tempo passou", responde a amiga. "Não passou, fica comigo". "Ai, seria o sonho de uma vida, Francisca", retruca Maria Helena. Mais tarde, numa surpresa que Maria Helena faz para Francisca aparecendo vestida de noiva ao som da marcha nupcial, Joana Fomm mostra em segundos a atriz brilhante que sempre foi.

Quem não se encanta nem um pouco com o novo romance é Daniel, que tem uma reação raivosa ao descobrir que a mãe tem uma "namorada". O moço convida o novo casal para um fim de semana na chácara. Francisca desconfia das intenções do filho, mas acaba aceitando. Ao chegar percebe a cilada: Daniel convidara velhos amigos do tempo do seu pai para tentar fazer com que Francisca volte ao seu "mundo real".

E o tiro sai pela culatra. Vera Lúcia também comparece à festinha sem fazer ideia que Francisca já sabe de toda a traição. E ainda descobre que o filho sabia de tudo e nunca lhe revelara. Francisca apresenta a namorada Maria Helena para todos com orgulho.

"Nesses últimos 45 anos a vida me escapou pelos dedos e pelos medos. Eu não tenho mais tempo pra ser covarde diante da possibilidade de ser feliz", declara Francisca e deixa a festinha ao lado de Maria Helena.

Apoiado no tripé texto, direção e elenco, "Os Experientes" encerrou a sua curta temporada deixando um gostinho de "quero mais".

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias