Renato Kramer

'Fiquei muito chateada pela maneira que foi', diz Valeria Valenssa sobre demissão da Globo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ao som da vinheta que a consagrou como musa do Carnaval da Globo por mais de uma década, Valeria Valenssa entrou sambando no palco do "The Noite" (SBT) desta quarta-feira (15).

"Desde os oito anos de idade eu já sonhava em ser chacrete, queria dançar na televisão, ser famosa, casar com um príncipe loiro de olhos azuis", confidenciou a mulher de Hans Donner.

A dançarina conta que participou de alguns concursos de beleza entre os 15 e 18 anos. "Ganhava todos?", instigou o apresentador Danilo Gentili. "Alguns", simplificou Valenssa.

Aos 18 anos, ela participou da produção do badalado concurso "Garota de Ipanema", que tinha no seu corpo de jurados a presença do seu atual marido —à época, ele já andava à caça de uma mulata para a vinheta do carnaval de 1989.

Valeria foi chamada para o teste no dia seguinte e ganhou o posto de "Mulata Globeleza", no qual permaneceu por 14 anos seguidos. "Qual foi a primeira cantada que o Hans te deu? Demorou?", quis saber Gentili. "Foi depois de três anos", respondeu. "Foi amor à terceira vista. Porque na época ele estava em outro relacionamento, e eu também tinha um namorado meio 'rolo'. Depois surgiu a oportunidade e rolou um clima nas gravações".


"Gravei a primeira vinheta em 1990, mas o nome 'Globeleza' surgiu com a música em 1993. Aí estourou", relatou Valenssa. A dançarina lembrou que a produção em si levava cerca de 30 horas para ficar pronta, mas a gravação se resumia a 30 minutos, mais ou menos.

"Trinta horas sem dormir?", se espantou Danilo. "Até porque eu trabalhava uma vez por ano, então trinta, quarenta horas apenas uma vez, tudo bem", retrucou Valeria. "Teve um ano que eu trabalhei três dias seguidos, 24 horas por dia", lembrou.

No telão, Danilo mostrou flashes de Valeria Valenssa como Globeleza em vinhetas de 1993, 94, 95, 96, 97, 98, 99, 2000, 2001, 2002, e 2003. "Quando acabou, deu tristeza?", perguntou Gentili.

"Na verdade, a Globo decidiu escolher uma outra menina. Eu já tinha os dois filhos, lógico que eu já pensava em pendurar as sandálias... mas eles me chamaram para uma reunião e foram muito curtos e grossos. Eu fui pega de surpresa. Fiquei muito chateada pela maneira que foi, porque eu era contratada há quinze anos. Nem o Hans sabia disso, senão teria sido mais fácil", desabafou a eterna Globeleza, que caiu em depressão.

"A gente acha que está preparada para tudo na vida e naquele momento infelizmente eu não estava. Mas até é bom falar isso aqui: a depressão é o mal do século. É a falta de perspectiva. E que isso possa servir de aviso para todos que estão nos assistindo: que vale a pena viver, problemas todos nós temos. Hoje eu sou feliz e agradeço à Globo, porque acho que era mesmo o momento de eu finalizar a minha carreira de quinze anos", refletiu Valenssa.

"Agora que você é evangélica, a Record não vai te chamar para você ser a 'Recordbeleza'?", arriscou Danilo. Valeria quase se engasgou com a água que bebia ao ouvir a sugestão do apresentador. "Mas o que é que eu vou fazer lá como 'Recordbeleza'?", perguntou, levando a brincadeira na esportiva.

Logo após uma sessão de 'Jubeleza', com a performance avassaladora da assistente de palco de Gentili, que fez Valeria Valenssa aplaudir de pé, o apresentador arriscou uma rápida lição de samba com a eterna musa do Carnaval. "Ele parece aqueles bonecões de Olinda dançando", comentou com propriedade o vocalista Roger.

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias