Renato Kramer

Em entrevista histórica, Bibi Ferreira diz que só atende a telefonemas de Liza Minelli

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"A atriz Bibi Ferreira tinha apenas 24 dias de vida quando entrou no palco pela primeira vez, nunca mais saiu", anunciou a locutora na abertura do programa "Roda Viva" (TV Cultura) reprisado na madrugada desta sexta-feira (27).

"Os entrevistados sempre foram aplaudidos no final do programa. Pela primeira vez nós vamos aplaudir o entrevistado antes que a entrevista comece", declarou o apresentador Augusto Nunes. E Bibi Ferreira, 92, foi muito aplaudida.

A entrevista com uma das maiores atrizes brasileiras de todos os tempos foi absolutamente comovente. Bibi, que confessou entre tantas outras coisas não ser de muito "papo", muito menos de falar de sua intimidade, contou histórias interessantes da sua vida pessoal e da sua longa e gloriosa carreira.

Na bancada, jornalistas e personalidades de destaque da grande mídia faziam as perguntas. Entre eles, o ator Juca de Oliveira que, visivelmente emocionado, declarou abertamente considerar a performance de Bibi em "Gota D'Água" (Chico Buarque/Paulo Pontes - 1977) a melhor que já assistiu nos palcos do mundo inteiro.

Para tornar o momento ainda mais tocante, Bibi canta um pequeno trecho da canção que dá nome à peça, com grande energia e a sua bela voz vibrante cheia de emoção. Grande Bibi! Eu tive a oportunidade de assisti-la na estreia em 77. Juca tem toda a razão.


E a própria atriz se emociona muito ao comentar o quanto se importa até os dias de hoje com a opinião da crítica em relação ao seu trabalho no palco. Confessou sentir-se privilegiada e muito lisonjeada com o fato de nunca ter recebido um comentário negativo sequer desde o início de sua carreira.

Bibi faz questão de citar a grande importância de sua mãe (Aída Izquierdo) em sua formação. Já o pai, o famoso ator Procópio Ferreira, foi responsável principalmente pelo seu ingresso no teatro. Mas Bibi confessa que não gostava muito de representar as peças do repertório do pai. Ao mesmo tempo que assegura ter herdado dele a alegria de viver e o bom humor.

Ao ser questionada porque não trabalhou muito no cinema, a atriz argumenta que não tinha o biótipo para tal. "Nunca me achei bonitinha para trabalhar no cinema", declara. E afirma não gostar de se assistir em vídeo. Ao lhe perguntarem o porquê, Bibi solta simplesmente: "Eu não vou ser boba de apontar os meus defeitos aqui em rede nacional".

Diretora de grandes espetáculos, Bibi declarou também não gostar mais de dirigir. Os musicais a encantam, mas reclama da falta de autores e compositores nacionais. Confessa ainda entrar em cena com o mesmo nervosismo do início. "A minha intenção é sempre agradar o público", afirma a atriz.

"Personalidade", é o que Bibi considera a característica primordial em uma atriz. Claro que a voz também é elemento fundamental. "Em todos esses anos, nunca perdi a voz", ressalta Bibi que não toma gelado, não é de falar muito e, principalmente, não atende telefone.

Juca relembra o fato dela ter recebido a atriz Liza Minelli no palco em show recente feito nos Estados Unidos. "Afinal, ficaram amigas?", quis saber o ator. "Ficamos muito amigas. Ela me liga de vez em quando. A Liza eu atendo!", declara Bibi bem humorada.

Mas isso é só um pequeno esboço do que foi a entrevista memorável que a grande atriz e cantora Bibi Ferreira deu ao programa "Roda Viva". Vale muito a pena assisti-la na íntegra. Uma verdadeira lição de vida. Bravo Bibi!

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias