Renato Kramer

'Saindo do Armário' revela o drama pessoal de quem resolve assumir sua identidade sexual

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"É assim que as pessoas vão te chamar de agora, Natalie?", pergunta a mãe do adolescente Kierran, de 17anos. "É, é isso mesmo!", confirma o garoto de Laurencekirk (Escócia), que acredita ter nascido no corpo errado, no episódio de estreia de "Saindo do Armário" (Discovery Home & Health).

"Esse é um passo e tanto, hein?", observa a mãe visivelmente contrariada. "É, mas esse é só um dos muitos passos que eu vou ter que dar na minha vida", retruca Nat, como gosta de ser chamado. Em casa, Natalie permanece Kierran: um menino vestindo roupas de menino. Chegando à cidade próxima de Alberdeen, Nat vai até um banheiro público para colocar as suas roupas de menina.

"Eu prefiro estar vestida assim. Eu só quero que as pessoas me vejam como a Natalie. É só isso mesmo. Nada mais do que isso", declara o jovem com ar tímido colocando presilhas em seus cabelos longos. Longe de casa, Natalie se encontra com amigos gays e trans, mas o que ela realmente pretende conseguir é a aprovação da sua mãe.

"Eu não sei bem como eu me sinto, eu sinto muitas coisas", confessa a mãe de Natalie. "Sinto-me magoada por ele não querer ser mais o Kierran. Eu espero que seja uma fase, e se for uma fase eu espero que ele perceba logo. Porque daqui há alguns anos pode ser tarde demais. Eu acho que ele está cometendo um erro", desabafa a mãe.

Natalie argumenta: "Eu acho que a minha mãe ainda não entendeu que não é uma fase. É assim que eu sou! Eu não estou tentando ser outra pessoa. Só estou tentando ser eu mesma. A única coisa que eu gostaria que acontecesse nos próximos meses é que a minha mãe conseguisse me chamar de Natalie, ou pelo menos Nat —porque aí ela vai estar um passo adiante para me ver como sua filha", confidencia Kierran.

A situação de Kierran em casa fica cada vez mais difícil e ele desabafa em seu diário: "Tudo está tenso demais em casa e isso me faz sentir desconfortável. Minha mãe não está confortável comigo sendo eu mesma. Mas eu não posso ser feliz sendo alguém que eu não sou. Ela quer que eu seja Kierran, o filho dela, mas eu não sou um menino. Eu sou a Natalie, e eu queria que ela me visse como a sua própria filha!", escreve.

Em mais uma tentativa de aproximação dos dois, a mãe procura esclarecer as coisas: "Então você é um menino que quer ser uma menina?". "Não, eu sou uma menina no corpo errado. Não estou trocando de gênero, estou trocando de sexo", responde Nat convicta. "Você não se sente bem em ser o Kierran aqui e nós não nos sentimos bem em você ser Natalie aqui!", argumenta a mãe.

Também preocupada com a reação dos irmãos menores de Kierran, a mãe insiste: "Eu não quero você como Natalie aqui". Por que não?", retruca Nat. "Porque eu não quero, eu te conheço como Kierran!", solta a mãe quase que em desespero. E vai além: "Você não vai ser Natalie até sair de casa. Se não gosta das regras, mude de casa! Porque não sou eu que está parecendo um ET aqui dentro de casa!", desabafou. "Estou parecendo um ET?!, questiona Nat.

Outros casos de transexualidade são mostrados com bastante cuidado e respeito no "Saindo do Armário". Antes de conquistar uma situação melhor em sua casa, Kierran (Natalie, ou simplesmente Nat) desabafa entre lágrimas: "Não é algo que dá para controlar. As pessoas podem achar que é uma opção, mas não é. A única opção é se assumir. Vou ter que lidar com isso completamente sozinha", conclui.

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias