Renato Kramer

Uma das melhores peças de 2014, 'Caros Ouvintes' volta ao cartaz

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Perfeita em seu mix de "docudrama tragicômico", a deliciosa comédia "Caros Ouvintes", escrita e dirigida por Otávio Martins, voltou ao cartaz em São Paulo.

Otávio foi muito feliz desde a escolha do argumento —o fim da era das radionovelas, grande sucesso dos anos 50— até a escolha do seu afiadíssimo elenco, que esbanja energia e talento no palco ao dar vida aos seus intrigantes e pitorescos personagens.

Com o texto, Martins consegue dar um rápido painel do momento histórico que o país vivia com o "boom" da televisão que chegava para ficar, ao mesmo tempo que emociona e faz rir ao expor a tragicômica situação de expoentes da última emissora de rádio a produzir radionovelas.

É assim que aparecem o ambicioso Vicente (Marcos Damigo) produtor que mantém um secreto affaire com a bela e jovem atriz Conceição (Natallia Rodrigues), que acaba de ser convidada a estrelar uma telenovela. Para a transmissão especial de despedida, Vicente conta com a parceria do seu fiel sonoplasta Eurico (Alex Gruli) e a ajuda imprescindível do enigmático locutor Wilson (Rodrigo Lopez) —ambos em interpretações notáveis.


Enquanto isso, o publicitário Vespúcio (Alexandre Slaviero) está mais interessado no aspecto financeiro da questão, já que deve satisfação aos patrocinadores que também estão de olho na explosão comercial que já toma conta do mercado: a televisão.

Tudo isso causa pânico nos grandes nomes da rádio, como o veterano galã Péricles Gonçalves (Eduardo Semerjian), a grande dama Ermelinda Penteado (Agnes Zuliani) e a decadente diva da voz Leonor Praxades (Amanda Acosta) —todos brilhantes.

Na direção, Otávio Martins conseguiu dar um ritmo envolvente ao espetáculo, mesclando agilidade com pitadas de muito humor e gotas de profundo sentimentalismo. Em síntese: o espectador se informa, se diverte e se emociona com "Caros Ouvintes". Barba, cabelo e bigode, um espetáculo completo.

Com a excelente cenografia de Marco Lima, o impecável figurino de Fábio Namatame e a bela música original de Ricardo Severo, "Caros Ouvintes" está em cartaz no Teatro das Artes (shopping Eldorado), até 15 de março. Imperdível.

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias