Renato Kramer

Esther Góes marca presença em 'A Impura' da série 'Os Milagres de Jesus'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Com texto de Paula Richard, "A Impura" foi o episódio da série "Os Milagres de Jesus" (Record) que reprisou na última terça-feira (13).

Após um parto muito difícil, Ana (Rafaela Mandelli) consegue dar à luz a uma menina. Mas nem tudo é felicidade para a bela Ana e o seu apaixonado marido Matias (Augusto Garcia). Logo após o período de resguardo, as regras de Ana voltam e ela não para de sangrar. Matias gasta uma fortuna com os melhores médicos mas ninguém resolve o problema, que para a sogra de Ana, a Sra. Inês (Esther Góes), tudo não passa de uma maldição.

Ana chega a procurar a ajuda de uma feiticeira (numa ótima caracterização de Nina de Pádua), que também não consegue a solução para o drama do casal. Depois de ser banida pela sogra inclemente e rejeitada até pelos leprosos, Ana recebe a notícia de que o mestre Jesus (Flávio Rocha) anda realizando maravilhas. Ela persiste em segui-lo e, tocando-lhe a fímbria de sua túnica, consegue o milagre da cura do mal que a consome.

Rafaela Mandelli e Augusto Garcia dão forte verossimilhança aos seus personagens, mas Esther Góes rouba a cena com a intensidade que lhe é peculiar. A sua Inês consegue instaurar o estofo dramático necessário para o episódio e é com a sua performance que a história ganha profundidade.

Esther Góes, atriz formada pela Escola de Arte Dramática (EAD), no final dos anos 60 dá início a uma carreira muito bem sucedida. No teatro tem no seu currículo autores seletos como Bernard Shaw, Maximo Gorki, Oswald de Andrade, Maria Adelaide Amaral, Bertolt Brecht e Plínio Marcos —com quem ganhou como melhor atriz no Prêmio Qualidade Brasil, ao encenar "Abajur Lilás".

Na televisão desde os anos 70, Esther passou por quase todas as emissoras, deixando sempre a sua marca registrada. Recentemente viveu a Yolanda de "Plano Alto" e a Miranda de "Conselho Tutelar" (ambos na Record). No cinema, com mais de uma dezena de filmes, fez história ao protagonizar "Stelinha" (1990), de Miguel Faria Jr., com o qual ganhou o prêmio de melhor atriz no 18º Festival de Gramado, no Festival de Cinema do SESC (1991) e ainda o Troféu APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte).

Em "A Impura", episódio de "Os Milagres de Jesus" que foi ao ar nesta terça-feira, Esther Góes demonstra, em sua performance como Inês, toda a beleza e a maturidade da arte de interpretar de uma grande atriz.

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias