Renato Kramer

Aparição de espírito 'crossdresser' do pai de Djalma agita 'Tapas & Beijos'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A série "Tapas & Beijos" (Globo) não cansa de se reinventar. No episódio de terça-feira (19) teve desde um striptease de Fátima (Fernanda Torres) até a aparição do finado pai de Djalma (Otávio Müller) de bigode e vestido de noiva.

E o quiproquó começou quando o malandro do Armane (Vladimir Brichta) resolveu comprar lunetas para vender em sua lojinha. Não sem antes experimentar uma delas na janela do apartamento para espiar as vizinhas. E, como todo bom malandro com espírito adolescente, chamou a "turma do Bolinha" para acompanhá-lo na peraltice.

Todos muito animados, grupo reunido com um só objetivo, quando, depois de ter descoberto a safadeza do namorado, é Fátima quem tira a roupa na frente do "tarado da luneta". Quando Armane percebe, vai correndo ao seu encontro para dissuadi-la do espetáculo —que a sua turma toda está adorando, diga-se de passagem.


Enquanto isso, no silêncio soturno depois de mais um dia de um fraco movimento na Djalma Noivas, o próprio Djalma está arrasado. Uma reportagem de capa do jornal local destaca um vestido da loja como de quinta categoria. Flavinha (Fernanda de Freitas) chega de repente e pergunta ao ex-marido o que ele está sentindo: "O gosto do fracasso!", responde, cabisbaixo. Flavinha promete ajudá-lo a sair dessa.

Mas logo que ela deixa a loja, Djalma tem outra visita. Desta vez, do além! É o espírito do seu pai, o estilista que deu fama à Djalma Noivas pelo talento de suas criações. Com a sua maneira meiga de ser, num vestido de noiva todo trabalhado nas escamas brilhantes de um ombro só –sem esquecer de seu bigode quilométrico–, o fantasma dá umas dicas essenciais para o filho sair do marasmo em que se encontra.

Acontece que Flavinha desconfia que seu ex tem outra mulher, já que não sai nunca daquela loja fechada. E com uma das benditas lunetas consegue apenas vislumbrar uma lasca do vestido de noiva usado pelo espectro do pai, que, na verdade, é apenas o próprio Djalma no espelho. "Quem era aquela baranga?", pergunta a ex para Djalma. "Ela era tão baranga assim?", preocupa-se em saber um já renovado Djalma, já que a "baranga" seria ele mesmo.

Alheios a tudo isso, Jorge (Fábio Assunção) e PC (Daniel Boaventura) continuam disputando o amor de Sueli (Andréa Beltrão).

O criador Cláudio Paiva consegue articular grandes malabarismos com um mesmo núcleo de personagens, sem nunca perder o frescor.

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias