Renato Kramer

Peça faz divertida homenagem à era de ouro da rádio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Entrou em cartaz neste sábado (16), no grande auditório do Masp, a comédia "Caros Ouvintes", com texto e direção de Otávio Martins.

Sem uma preocupação com a sequência cronológica exata dos fatos nem com um grande aprofundamento dos mesmos, Otávio consegue fazer um painel bastante representativo da década de 60 —quando a televisão já desbancava as até então populares radionovelas.

Segundo declarações do próprio autor, o seu foco se concentra mesmo em contar a história de um grupo de valorosos artistas que foi deixado de lado pelo avançar da modernidade. E isso Martins consegue com riqueza de nuances e muita sensibilidade, sem falar do bom humor.

Embora os artistas não saibam, é o dia do encerramento de uma importante rádio, que deve levar ao ar, ao vivo, o último capítulo da sua radionovela de maior sucesso: "Espelhos da Paixão". Entra em cena o diretor artístico da rádio, Vicente Martinho (Petrônio Gontijo), único a saber que no final do dia todos estarão desempregados, inclusive ele.

Além disso, Vicente está às voltas com seu affair, Conceição Neves (Natallia Rodrigues), a mocinha de "Espelhos da Paixão" que pretende deixá-lo para assinar um contrato com uma televisão carioca.

Crédito: Priscila Prade/Divulgação Alex Grulli, Amanda Acosta, Natallia Rodrigues, Agnes Zuliani, Rodrigo Lopez e Petrônio Gontijo em cena da peça "Caros Ouvintes"
Alex Grulli, Amanda Acosta, Natallia Rodrigues, Agnes Zuliani, Rodrigo Lopez e Petrônio Gontijo em cena da peça "Caros Ouvintes"

Vicente conta com a ajuda essencial do seu fiel sonoplasta Eurico Boavista (Alex Gruli) e com a bela voz do problemático locutor Wilson Nelson (Rodrigo Lopez) —ambos brilhantes em seus papéis. Para completar o elenco da melodramática radionovela, a presença marcante do adorável canastrão Péricles Gonçalves (Eduardo Semerjian) e da grande dama Ermelinda Penteado (Agnes Zuliani), que tem a destreza de se dividir entre a frágil menina Marianita e a perversa vilã Dona Guiomar.

A talentosa e decadente cantora Leonor Praxedes (Amanda Acosta) é encarregada das canções ao vivo, assim como dos jingles nos intervalos da radionovela —patrocinada pelos sabonetes Carizia, cujo representante é o leviano e arrogante Vespúcio Neto (Alexandre Slaviero).

Otávio Martins foi feliz no texto que, ao mesmo tempo que diverte, homenageia e faz refletir. Assim como acertou em cheio na direção limpa e ágil do espetáculo e na escolha do seu elenco: afiado e talentoso.

Envolto na bela cenografia de Marco Lima, com os impecáveis figurinos de Fábio Namatame, e na bela música original de Ricardo Severo (interpretada graciosamente por Amanda Acosta), "Caros Ouvintes" é espetáculo da melhor qualidade.

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias