Renato Kramer

Cores, flores e amores enfeitaram o 'grand finale' de 'Meu Pedacinho de Chão'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Três casamentos pontuaram o último capítulo de "Meu Pedacinho de Chão" (Globo), que teve a sua reprise neste sábado (2).

Nada que fugisse de tantos outros finais de novelas, não fosse pela magia de conto de fadas que envolvia a trama das seis e, mais ainda, pelo desfecho encantador da trajetória do "pequeno príncipe" daqui: o menino Serelepe (Tomás Sampaio).

Já no início do capítulo final o dono da venda Giácomo (numa ótima criação de Antônio Fagundes) se casa com a menina Rosinha (a bela Letícia Almeida). Afora o Padre Santo (Emiliano Queiroz) que os casava, apenas Pituquinha (Geytsa Garcia) e Lepe (Tomás Sampaio) testemunhavam a discreta cerimônia.

Logo depois da boda, Rosinha conta para Giácomo que está grávida e o homem quase tem um treco de tanta emoção. A sua única filha Milita (Cintia Dicker) se espanta com as notícias ao chegar na casa do pai na companhia do violeiro Viramundo (o belo 'filho de peixe' Gabriel Sater) - agora seu marido.

Enquanto isso, e dando o estofo principal da trama, o menino Serelepe tem uma conversa séria com Ferdinando (Johnny Massaro) e acaba fugindo de casa mais uma vez. "Eu tô indo embora por vontade minha", confidencia Lepe para o amigo Tuim (Kauê Ribeiro de Sousa). E com que natural intensidade o jovem ator Tomás Sampaio realizou o desfecho dramático, com final feliz – ainda bem, do seu personagem. Sampaio é um pequeno grande ator!


Epaminondas (o excelente Osmar Prado), comovido com a fuga do garoto, pede ao Padre Santo que o encontre e então ele o adotará e lhe dará o seu nome. Quase sem querer o padre encontra Lepe deitado no chão da sua igreja e , depois de lhe dar de comer, o leva de volta para a família Napoleão – com a promessa dele ser adotado, para a alegria de todos.

"De hoje em diante você é um filho desta casa", lhe afirma Epaminondas. "A última vez que eu fui adotado eu chorei muito. Não sei se quero mais", retruca Serelepe em grande estilo. Quem ensinou esse pequeno a interpretar tão bem?! Mais tarde Tomás continua brilhando ao revelar para Catarina (a exuberante criação de Juliana Paes) com muita sobriedade que Epaminondas é seu pai de verdade. Parabéns, Tomás!

E, para encerrar, toda a vila de Santa Fé em festa de mil cores recebe o garboso Zelão (ótimo trabalho de Irandhir Santos) todo de branco para se casar com a belíssima professorinha Juliana (Bruna Linzmeyer) toda em cor de rosa – na mesma cerimônia que uma repaginada Gina (Paula Barbosa), em branco cintilante, se casa com Ferdinando, num elegante conjunto rosa e prata. Pedro Falcão (Rodrigo Lombardi, em ótima caracterização) se emociona ao ver a filha vestida de noiva.

Magia, encantamento, envoltos em uma certa inocência colorida, foi o que a nova versão de "Meu Pedacinho de Chão" de Benedito Ruy Barbosa resgatou para o telespectador. Mas não só o autor está de parabéns: a direção impecável, o elenco todo, os figurinistas caprichosos, os maquiadores mágicos, enfim, toda a equipe que envolveu a novela das seis que acabou neste final de semana.

E a última cena veio para fechar o capítulo final com chave de ouro: Lepe (sempre ele!) – momentos antes de apagar a luz para dormir, guardou em uma caixa um por um dos personagens mais importantes da trama em forma de bonequinhos recortados. O último foi o dele próprio e, baixando a cabeça numa reverência para a câmera, a luz se apagou. Show.

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias