Renato Kramer

Família Gold Herança relembra sucessos no 'Programa do Ratinho'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O "Programa do Ratinho" (SBT) desta quarta-feira (28) recebeu toda a família Gold Herança —Golden Boys, Trio Esperança e Evinha.

Ao anunciar os Golden Boys, Ratinho pediu que os irmãos cantassem o seu grande sucesso "Alguém Na Multidão" (Rossini Pinto), de 1966. "É o que todo o mundo pede", argumentou o apresentador, "e eu acho que o artista é bom quando canta o que o povo quer".

Na sequência se apresentou o Trio Esperança, que agora está em sua terceira formação. No início eram Evinha, Mário e Regininha que gravaram a famosa versão de Romeu Nunes para "Sad Movie" (filme triste em inglês) —grande sucesso do trio em 1963. Os três cantaram-na ontem, junto à irmã Marizinha. "Em todos esses anos não apareceu grupo vocal melhor", afirmou categoricamente Ratinho.

O Trio Esperança acumulou sucessos durante o período da Jovem Guarda. A "Festa do Bolinha", de Roberto Carlos, ficou longo tempo em primeiro lugar nas paradas. Evinha saiu do grupo para seguir carreira solo em 1968 e a irmã Marizinha entrou em seu lugar. Atualmente são as três irmãs que formam o Trio Esperança, gravando à capela, e fazendo grande sucesso na França, para onde Evinha se mudou há trinta anos.

Antes disso, e de casar-se com o músico francês Gérard Gambus então pianista da orquestra de Paul Mauriat, Evinha já havia se destacado em sua carreira solo, ainda no final dos anos 60, ao gravar a deliciosa canção "Casaco Marrom" de Danilo Caymmi, Gutemberg Guarabyra e do seu irmão Renato Corrêa —a qual Ratinho exigiu fosse apresentada em seu programa. Naquele mesmo ano de 1969, Evinha venceria o 4º Festival Internacional da Canção, com a belíssima "Cantiga Por Luciana", de Edmundo Souto e Paulinho Tapajós.

Crédito: Reprodução/SBT Golden Boys cantam no "Programa do Ratinho"
Golden Boys cantam no "Programa do Ratinho"

Ontem, 45 anos depois da gloriosa noite do FIC, Evinha cantou "Cantiga Por Luciana" com a mesma voz cristalina e aveludada que lhe outorga o título de uma das melhores e mais afinadas cantoras do Brasil de todos os tempos. A cantora fará um show especial no domingo (1º), às 18h, na Sala Olido, em São Paulo –e gratuito. Imperdível!

Outros sucessos marcantes da carreira dos Golden Boys foram lembrados: "Cabeção" (Roberto Corrêa/ Silvio Son) e a debochada "Fumacê", cuja letra diz: "Tem alguém queimando coisa, tá botando pra quebrar!". Originalmente um quarteto, o grupo agora é composto apenas pelos três irmãos Renato, Ronaldo e Roberto Corrêa —desde a morte do primo Valdir, em 2004.

A família inteira reunida forma o Gold Herança (Golden Boys/ Trio Esperança/ Evinha), que encerrou a sua participação no "Programa do Ratinho" cantando "Andança", canção que Beth Carvalho defendeu no 3º Festival Internacional da Canção (1968) acompanhada pelo belo vocal dos Golden Boys. O Gold Herança vai fazer uma apresentação única no NET Rio (RJ) na terça-feira (3). Vai perder?

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias